About Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us

Friday, 11 July 2014
POLITICS - Jorge Carlos Fonseca é o quarto Presidente de Cabo Verde

Follow us on

Google Picasa

Classifieds
Banner
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Upcoming Events
Sat Jun 28 @11:00AM -
IV Cook-out di Maltas di Praia di Tudu Tempu
Fri Jul 04 @ 2:00PM - 07:00PM
Boston Cape Verdean Independence Day Celebration
Sun Jul 06 @12:00PM - 07:00PM
RI Cape Verdean Independence Festival
Sat Aug 09 @11:00AM - 06:00PM
Onset Cape Verdean Festival

 
     
FORCV
Jorge Carlos Fonseca é o quarto Presidente de Cabo VerdePrintE-mail
Sunday, 21 August 2011
Written by FORCV

Resultados e Discurso de Vitória

jcf_discurso-de-vitoria.jpg

Jorge Carlos Fonseca foi eleito o quarto Presidente da República de Cabo Verde hoje ao vencer o seu oponente Manuel Inocêncio Sousa com 54.4% de votos contra 45.5%.

De acordo com os resultados provisórios, Fonseca obteve 54,5% (95.051 votos) contra 45,45% (79.207 votos) de Sousa. Com apenas 3 pontos de diferença, do lado do candidato vitorioso, das sondagem da FORCV, estes resultados confirmam os resultados do último inquérito deste site, feita ente 10 e 18 de Agosto, que apontou para a vitória JCF (57.8%) sobre MIS (30.9%).

Fragmentos do discurso de vitória de Jorge Carlos Fonseca

“Começo por saudar o povo de Cabo Verde, que, nas ilhas e nas comunidades no exterior, me ofereceu esta vitória eleitoral e me elegeu como no próximo Presidente da República de Cabo Verde… Procurarei merecer a confiança que me foi dada hoje nas urnas…

Esta vitória é de muita gente… talvez no início houvesse gente que não acreditava que este projecto pudesse vencer…

Respeito o Governo legítimo de Cabo Verde. o relacionamento com o Chefe do GOverno será normal. Irei cooperar com o Governo com lealdade e com o respeito da Constituição e das leis… serei um presidente que exercerá de facto uma magistratura activa no plano político e moral na sociedade cabo-verdiana e não deixo de usar em caso algum os poderes que a Constituição confere ao Presidente da República.

A democracia em Cabo Verde que precisa de ser aprofundada e estendida. Eu, como Presidente da República, darei o meu contributo para que a democracia seja cada vez mais moderna e mais avançada…

As compras de votos são fenómenos que possam colocar em causa, parcialmente que seja, a exemplaridade da democracia em Cabo Verde.

Ser eleito Presidente de Cabo Verde, no actual contexto e com tantos desafios que vivemos actualmente, impõe uma enorme responsabilidade sobre os ombros”

Veja: Resultados completo



Share/Save/Bookmark
 
FORCV

FORCV

News and multimedia

Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
0 #35 Víctor 2011-08-25 20:51
Noz Victória eh klaru y sempri expressivu. Nu ka ta ganha pah 17 votu duvidozu!!
Paicv ta ganha soh fora, principalmenti na merka, pamodi algunz di kez kauberdianuz dja ten munti anu fora terra, ka ten minimu nuson di situason di terra!
País di dizenvolvimentu médio, bu ta atxa jovens ku 12° anu kompletu, ta trabadja máz di 40 horas pa simana, pa ganha unz mizeria di cerca di 80 dollar pa mêz! sen fala na munti otuz kazuz.
Nu mezti governantiz di pulso, não kez frakotiz ki nu teni la.
Cumpsla na munti otuz kazuz.
Nu mezti governantiz di pulso, não kez frakotiz ki nu teni la.
Cumps
 
 
0 #34 badiausa 2011-08-23 20:22
RATOS E RATINHOS DJA CABA ENTRA NA SES GAIOLA AMARELA!!!!
 
 
0 #33 badiausa 2011-08-23 20:21
un Montrond sta? Undi Vargas dja camba ? E Jose Lopes ? e o amigo Alberto Alves ki papia sexta fera na Radio um pensa ma e sta ta tem un ataki de corason , undi ke sta ? sera ke sta na Hospital? ka ta da nhos vergonha de fala tantas asneiras ??? e gossi koze ki nhos ta fla ??? nada !!! Jorge Carlos Fonseca dja ser Presidenteo nhos cre o nhos ka cre ??? dipos nu ta convida- nhos festa de comemorason ,ja ja!!!ratos dja caba bai pa ses gaiola de sempre!!!!
 
 
0 #32 TAMBARINA 2011-08-23 08:40
FONSECA GANHOU NA HORA H COM A DIVISAO NO SEIO DO PAICV SE PAICV ESTIVESSE UNIDO A VOLTA DE UM UNICO CANDIDATO ELE NAO GANHARIA..
 
 
+3 #31 rAQUEL 2011-08-23 04:55
VIVA CABO VERDE E VIVA A DEMOCRACIA
VENCEU O POVO CABOVERDIANO QUE SABIAMENTE SOUBE DISTINGUIR OS VALORES DA VITÓRIA:
- HONESTINADE CONTRA CORRUPÇÃO
- SABEDORIA CONTRA TRAFULHA
- ALUNO DE 20 CONTRA 11
- CULTURA INTELECTUAL CONTRA CULTURA DE BOCA DE URNA
- RETÓRICA CONTRA GAGEJO
- ESPERTO CONTRA GENTE JOTE
- CURRICULO LIMPO CONTRA SUJO
- VERDADE CONTRA MENTIRA
POR TUDO ISTO, VIVA CABO VERDE!
 
 
0 #30 Mi ki flA 2011-08-22 22:37
Ken ki kre sabe kantu dinheru Zuquinha tem
Pargunta BCA
 
 
+3 #29 Político 2011-08-22 21:19
Fraude só faz quem tem a máquina do estado -governo. Porque nenhum privado tira do seu bolso 50 000 000$00 para comprar votos. Que milionário caboverdiano tem esse dinheiro para uma fraude? Fraude só se faz com dinheiro do estado e do tessouro público. Em 1991 quem tinha a máquina do estado nas mãos era o partido único do paicv, como pode o MPD ter feito fraude? Engana me que eu gosto.Em, 2001 o MPD estava no poder e controlava tudo mas quêm ganhou as eleições limpas foi o PAICV de JMN!Por isso em 1991 e em 2001 as eleições foram limpas e ambas ganhas pelos partidos que estavam na oposição!
 
 
+3 #28 TCHICA DE GALINHEIRO 2011-08-22 20:33

MUITO BOA TARDE,

EU, TCHICA DE GALINHEIRO, VENHO POR ESTE MEIO PUBLICAMENTE EXIGIR A MINHA CONTA AO SR. JOSÉ LOPES, MAIS CONHECIDO POR ZUQUINHA. ORA, CONVBÉM DIZER QUE O SR. ZUQUINHA ABUSOU DA MINHA CONFIANCA FAZENDO $2,841.00 EM JANTARES E BEBERES NO MEU RESTAURANTE, UMA DIVIDA QUE JA LA VAO 37 DIAS SEM PAGAR-ME AS CONTAS. ELE NUNCA RESPONDE O MEU TELEFONEMA NEM PESSOAL NEM NO SEU ESCRITORIO DE SEGUROS. SE ELE NAO PAGAR AS CONTAS DENTRO DE TRES DIAS, ELE VAI TER QUE RESPONDER NO TRIBUNAL E VAI-LHE SAIR MUITO MAIS CARO, SE CALHAR TRIPLO, PORQUE ELE TEM QUE PAGAR TODAS AS DESPESAS DO ADVOGADO E TRIBUNAL.

O SR. ZUQUINHA AINDA SE LEMBRA ONDE FICA O MEU RESTAURANTE PORQUE O ALCOOL QUE SERVIMOS SO FICA NO SANGUE 24 HORAS.

OBRIGADA,

TCHICA DE GALINHEIRO
 
 
+4 #27 Pero Pires 2011-08-22 19:45
Pessoal, a ilha do Fogo eh a ilha que menos avancou na ultima decada.Mas PORQUE ? Fogo eh uma ilha com recursos diversificados, com gente trabalhadora, honesta e empreendedora. Os grandes empresarios sediados na Praia sao do Fogo. Mas, por que carga de agua a ilha nao se desenvolveu ? Eh angustiante saber que ha mais de 30 anos, so como exemplo, Fogo (S.Filipe) era passagem obrigatoria para grupos musicais ( por exemplo Voz de Cabo Verde). Hoje o Fogo ficou desviado da rota. Vejam como S.Vicente transformou o Festival da Baia das Gatas para um evento extraordinario. Fogo ficou com a Festa de S.Filipe que de criatividade, de fonte de promocao da ilha e do pais, continua num estagio estacionario. Mas PORQUE, guentis di Djarfogu? Nhos intcheh di koragi Nhos muda kusas ! Mesti MUDANCA na FOGO ! Nhos muda, Nhus pustah na Pessoas ku visao mas claro di disenvolvimentu ! Nhos proveita di tudu putencialidadi ki ta existi na Fogo. Nhos dah Djarfogu um CHANCE, nhos muda! Nhos mudah!
 
 
+2 #26 Ruzé Montroya 2011-08-22 16:32
Sr. Marcelo R. Sousa: Sou amigo do Dr. Azágua. Sei que ele votou 100 porcento no Dr. Jorge Carlos Fonseca porque ambos têm algo em comum: cabo-verdianos, poetas, juristas, políticos, basofos e bons cidadãos.
 
   

Advertise - About Us - Site Map - RSS