About Us - Contact Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us - Login - Signup

Saturday, 25 May 2013
POLITICS - Chefe do gabinete de JMN acusa Lima de ter sido contra a democracia

Follow us on

Google Picasa

Banner
FORCV está à venda | FORCV is up for sale

PT: A FORCV está à venda por US$12000. Se estiver seriamente interessado, contacte-nos.

ENG: FORCV is available for sale for $12000. If you are a serious potential buyer, contact us.

CONTACTO
: albertopina@gmail.com; 617.519.8273

Featured Event
Banner
Upcoming Events
Sat May 11 @ 7:00PM - 11:59PM
Team Fidalgo 3rd Annual Dinner Fundraiser
Fri May 31 @ 7:00PM - 02:00AM
Brazilian Friday Nights @ Restaurant Laura
Latest Comments
  • Puema pa bo
    PS- Alguns incautos irão dizer complexamente que n...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    É esse Cabo-verde imaginário que o senhor criou e ...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    CARTA ABERTA AO PRIMEIRO-MINISTRO JOSÉ MARIA NEVES...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    -Senhor Primeiro-ministro, como pode falar de tole...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    -O senhor fez um desconto de 30 mil contos, por ex...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    - Senhor primeiro-ministro o senhor lembra do text...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    Senhor Primeiro-ministro, ainda há seres Humanos q...
    By S.Moreira
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

 
     
FORCV
Chefe do gabinete de JMN acusa Lima de ter sido contra a democraciaPrintE-mail
Friday, 29 July 2011
Written by FORCV

aristides-lima_jose-veiga.jpg

Com uma escrita verrinosa, o jovem “turco” do PAICV, indefectível seguidor de José Maria Neves, saltou para a liça das altercações inter-tambarinas para ferrar bicadas no desavindo candidato Aristides Lima.

 

 

PRAIA, Cabo Verde (Fonte: Liberal Online) -- Sinal dos tempos, muita da polémica que envolve as eleições presidenciais de 7 de Agosto está plasmada na Internet. A tradicional maledicência dos cafés, o diz-que-diz e os “segredos” passados de boca em boca nas tertúlias de amigos transferiram-se, grosso modo, para as páginas do Facebook. Por exemplo, o dinâmico Binókulu Pulitiku - BP exibe diariamente no seu mural, desde a reflexão séria e oportuna às bicadas a adversários políticos.

José Veiga, o jovem chefe de gabinete do primeiro-ministro, é um dos mais assíduos “opinadores” deste mural. Com uma escrita verrinosa, o jovem “turco” do PAICV, indefectível seguidor de José Maria Neves, saltou para a liça das altercações inter-tambarinas para ferrar bicadas no desavindo candidato Aristides Lima.

DESTAPANDO A MEMÓRIA DOS TEMPOS

Apoiante de Manuel Inocêncio – como não poderia deixar de ser a um indefectível da liderança da estrela negra -, Veiga vem acusar Lima de ter negado a existência à “sociedade civil”: “Basta ver o artigo de Aristides Lima publicado no Jornal ‘Voz di Povo’ de 16/07/87, sob seu conhecido pseudónimo Torres Novato, em que Aristides Lima não aceita a existência da sociedade civil. Ele conclui no artigo: ‘É de se ponderar se a utilização do conceito de sociedade civil não traz mais problemas do que tem de mérito. Não seria mais útil e compreensiva uma referência aos cidadãos e às suas organizações em vez da sociedade civil?’”, revela o chefe de gabinete em post publicado na última quarta-feira, para mais adiante rematar, no texto intitulado “Três factos indesmentíveis”, que “Aristides Lima foi um dos mentores do grupo que deitou abaixo a tese que reconhecia a sociedade civil e que abria mais espaços de participação política. Como toda a gente sabe o não reconhecimento da ‘sociedade civil’ defraudou as expectativas da sociedade que esperava desse Congresso uma maior abertura política. Isto veio estar na origem do desaire do PAICV em 1991”, numa alusão às posições que Lima defendeu no III Congresso do PAICV, realizado em 1988.

Revelando uma inusitada memória histórica, ou observância fiel a eventual cábula que lhe tenham passado para a redacção do acinte, José Veiga, no segundo “facto indesmentível”, viaja para os anos 90, indo ao ponto de acusar Lima de ter sido “contra a abertura democrática”, porquanto “no dia 19 de Fevereiro de 1190 [o jovem quereria dizer 1990, mas atrapalhou-se ao escrever os dígitos], o Conselho Nacional do PAICV decidiu, após três dias de intensa discussão, eliminar o sistema de Partido Único. Aristides Lima foi um dos que batalharam ferozmente para que essa decisão não fosse tomada (basta consultar a acta da reunião). AL votou contra a abertura”. E, logo a seguir, fazendo auto de fé na democracia, vem rematar: “Felizmente, a maioria votou a favor abrindo as portas para a democracia pluripartidária e eleições livres em 1991. Se fosse por ele, teríamos continuado no regime de Partido Único.”

LIMA CONTRA A CONSTITUIÇÃO


Pegando num argumento que já havia sido esgrimido por Jorge Carlos Fonseca, o jovem tambarina, atira-se ao “Candidato da Cidadania”, no seu terceiro “facto indesmentível: “Na sessão de Abril de 2010 foi aprovado pela Assembleia Nacional a Constituição da República. E quem foi o Deputado que não votou a Constituição? Resposta: Aristides Lima. Isto foi público e transmitido em directo na rádio. Como é que um Presidente da República pode ser o defensor de uma Constituição que ele mesmo rejeitou?”

A finalizar, Veiga aproveita para incluir no acinte outras figuras do entourage de Aristides, ao debitar que “muitos dos seus grandes apoiantes sabem disso. Estamos perante um candidato que tem falhado nos grandes momentos, com uma postura sistematicamente conservadora e estagnada no tempo. Não nos deixemos enganar! Jovens de Cabo Verde, não voltemos aos velhos tempos!”. Assim mesmo, com ponto de exclamação e tudo, para dar mais ênfase à verve.

COMENTÁRIOS VERRINOSOS

Mais tarde, no role de comentários, José Veiga ainda atira: “Há um candidato com coisas escondidas debaixo do tapete. Esse candidato é ARL”. Não se pense, porém, que fica sem resposta, Rony Lima invectiva o jovem servidor de Neves: “quem (dos mais velhos) que não tiver um único pecado dentro do PAIGC/CV sobre questões relacionadas com a democracia, liberdade individual, abuso de poder e entre outros assuntos relacionados que atire a primeira pedra”…

Albertino Santos Nascimento, ferrenho apoiante de Aristides Lima, é que não está com meias medidas ao declarar que “É o José Veiga no seu melhor, até congressos dos anos oitenta servem de arma contra o ex Secretário Geral do PAICV, ARL. Quando o JMN falou de intriguistas e traidores, ele nem precisava ir tão longe, eles estão tão perto dele, respirando o mesmo ar que ele respira, ele só os notará no dia em que deixar de alimentá-los e estarei cá quando esse dia chegar! Por ter na candidatura pessoas como JV que não vêem a meios para alcançar os seus fins declaro que mesmo sendo da mesma área política do candidato MIS, eu decidi não votar nesse candidato mesmo num cenário de afastamento de ARL na 1ª volta”, insinuando que votaria em Jorge Carlos Fonseca. Mas José Veiga não desarma e, sem mão, dá violenta bofetada em Albertino: “o teu objectivo nunca foi presidenciais e eu nunca duvidei disso pelo teor corrosivo das tuas intervenções. Nem lhe interessa a vitória do candidato apoiado pelo PAICV, tu vais continuar do lado da oposição a lutar contra o PAICV e o seu Líder”.

Mas o Albertino não se fica e volta à carga, dando de Veiga uma péssima imagem: “Sempre soubeste mais das conveniências dos outros do que das tuas! E as tuas conveniências quais são, aonde pretendes chegar? Como é possível que te deixem usar uma candidatura para tentares destruir pessoas que sempre trabalharam com sabedoria e honestidade para o bem estar deste País, é esse o preço que têm de pagar para que continuas a ter um lugarzinho ao sol? E este povo que tanto já trabalhou para ter ao menos uma vida digna, até quando será secundarizado para satisfação do teu ego?” – diz, arrasando o jovem.

O Veiguinha não se furta à tréplica, afirmando despeitado que “se virem bem, o Post nem é meu [o rapaz parece ter adoptado o post de um tal António Rosa - dando a ideia que seria seu], mas subscrevo o que está lá, fui consultar as fontes e estão lá mesmo essas informações. Nao se iludam. Podemos conviver a vida toda com um indivíduo, admira-lo inclusive, até o conhecermos melhor. O Caso de Lima, eu já tinha denunciado os seus tiques anti-democráticos, mas, ele está a sair melhor do que a encomenda”…

Adriano Pires, major na reserva e escritor, parece tentar incutir na rapaziada algum bom senso e, lá do alto da sua experiência – e passado impoluto, diga-se de passagem -, deixa a sábia sugestão: “aconselho aos (novos) jovens renovadores do PAICV para não vasculharem muito sobre essa questão, sob pena de sofrerem uma grande desilusão. Passarão a saber, afinal, quem esteve a favor da abertura política em Cabo Verde, e quem só queria abertura dentro do PAICV, substituindo os mais velhos pelos mais novos, com base no previsto pela Democracia Nacional Revolucionária.”…



Share/Save/Bookmark
 
FORCV

FORCV

News and multimedia

Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
-10 #1 santos 2011-07-29 08:54
PAIGC/CV sempre teve uma identidade predatória. Não foi só com a morte de Cabral que isso se evidenciou. A sua história é prenhida desses acontecimentos.

Mais recentemente, essa predação intra-espécie protagonizada pelas alas dos chamados homens da frente, MIS e ARL, não passa de mais uma recidiva fratricida, com a agravante de a quererem levar para a Presidência da República.

Só uma sociedade profundamente doente, moralmente, permitiria que ARL ou MIS se fizessem eleger, alternativament e, como PR. Jorge Carlos Fonseca assume-se, assim, como o único candidato capaz de defender e reforçar as nossas mais recentes conquistas enquanto país independente, isto é, os valores da liberdade e da democracia.
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #2 VIVA A LIBERDADE 2011-07-29 08:55
Que triteza, eesses tacheros não tem dignidade. Repetem o que os seus lideres dizem. São uns intelectuais mediocres. Mei cara se tu preferes um presidente imposto por um grupinho de pessoas é o teu problema, mais os outros não. Deves aprender a viver na diferencia e a respeitar os outros.Mas ja vi que tu es igual que o JMN. quem ´+e tu para dar lição ao Dr. Aristides Lima. Ele pode ser o teu professor e dos outros que andam a falar mal dele. Façam como ele uma campnah civica.
VIVA A LIBERDADE
Quote | Report to administrator
 
 
-9 #3 voto 2011-07-29 08:59
afroSondagem Nacional-Fresco
Jorge Carlos Almeida Fonseca com 52% de Votos
Manuel Inocêncio Sousa com 26% de Votos
Aristides Raimundo Lima com 22% de Votos
Joaquim Monteiro com 0,1% de Votos
Quote | Report to administrator
 
 
+5 #4 Mendo Santiago 2011-07-29 09:56
Aristides Lima contra a abertura política? Contra a Constituição de 1992, em 1992? Quem mais? Quem? Bom, organizem-se! O Aristides jura agora(?) defender uma Constituição, que não aprovou - que remédio! - e eu... acredito nele!

Um lapso do jóvem "turco" Veiga deu-me a ideia de evocar datas históricas.(Atenção: estamos ainda antes, muito antes, a perder de vista, do "achamento", povoamento, lutas de libertação, independência, partido único, queda do muro de Berlim, "abertura política", Constituição de 1992, reunião do CN do PAIGCV, candidatura de "cidadania" e eleição presidencial 2011)! Aí vão:

1169 - "Os Portugueses atacaram a Badajoz muçulmana (1169), conseguindo ocupar a cidade baixa mas não a alcáçova. A chegada de reforços sob o comando do próprio soberano leonês converteu o ataque em debandada. Ao fugir, Afonso Henriques partiu uma perna, caiu do cavalo e acabou por ficar prisioneiro. A obtenção da liberdade custou-lhe a renúncia das conquistas feitas."

1170 - "Impossibilitado de tornar a montar, Afonso Henriques associou ao trono, talvez logo em 1170, seu filho e herdeiro Sancho, então jovem de desasseis anos...".

1178 - "Nesta data, numa algara digna de memória, o infante herdeiro da coroa penetrou em terras islâmicas até Sevilha...".

1189 - "Em 1189, já rei - Afonso Henriques morrera quatro anos trás - Sancho I esteve prestes a concluir a Reconquista portuguesa...".

1190 e 1191 - "Contudo as poderosas e devastadoras contra-ofensivas de Al-Mansur, sobretudo em 1190 e 1191, fizeram-no de novo perder todo o Além-Tejo, com a única excepção de Évora. No avanço de 1190, os muçulmanos passaram mesmo o Tejo e chegaram a Torres Novas".

Pois, é!
Quote | Report to administrator
 
 
-6 #5 Piduka 2011-07-29 10:07
Jose, bu sta ku kara igualzinho a um "NOCENTE" alias um "INOCENTE"!!

Todo o mundo esta a procura de TAXO com disse o teu XEFE Zema. Com machim, picareta e enxada!!! Tu es uma vergonha do povo. Sinceramente, homem.

Si propi nhos bai ta da topada pa LIMA bai ta subi, nhos bai!!

Nhos sta desusperado ate ess pontu li?? Ka bu perde cabeca djunto ku bu Xefe JMN, dexa el so bai pamodi el ta fla e ta disfla. Bo me bu ta fla e disfla??

Vota Aristides Lima Lima o Candidato do povo que toda a gente quer para o próximo presidente da República! No Zona é Lima que no cré!

Lima cada bez mas ta subi. Vamos, ponham a boca no trombone, vamos!! Mandam!!

MI=Missao Impossivel

Mi e LIMA e na ZONA e nos ki sta ta manda! FORCA guentis!!

VOTA LIMA

VOTA LIMA
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #6 Juventude Democratica 2011-07-29 10:20
Nao e de hoje que Aristides Lima tem revelado o seu caracter EGOCENTRISTA e ditador.Estou chamando atençao do perigo de ter uma pessoa no cargo da presidencia da republica que nao convive com e nem respeita as regras democraticas. Cabo -Verde de hoje nao merece , os jovens nao vao deixar cair nesta ultima tentaçao e AMBICAO de Aristides Lima.Tudo verdade ,pelos actos presentes se confirma o lado AVESSO de Aristides Lima.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #7 ANTÓNIO 2011-07-29 10:31
Assegura o seu tacho e deixa de entrar em coisas que não entendes meu caro!
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #8 Paxenxa 2011-07-29 10:34
Mas, quem e este patetinha? Estes taxeros querem fazer todo contra Aristides LIMA. Nao reconhecem que esses tolices vossas so enrequecem a candidatura do Aristides LIMA? Nao sabem que o povo caboverdiano de hoje, nao e aquele das decadas anteriores. Temos mais democracia, mais formacao, e acima de tudo, temos mais coinsciencia. Sabem tambem que um povo inteligente jamais sera enganado! Estas vossas mentiras, calunias, retoricas falsas, e estrategias malandrosas nao estao a penetrar mentes dos caboverdianos. Nos estados Unidos da America se diz: Na politica, quando os politicos estao desesperados e nervosos com a derrota, fazem tudo que e possivel ... Ate atirar "kitchen sinks" no adversario. Mas, desta vez, "LIMA ka ten tadju".
Todos os caboverdianos conscientes, no dia 7 de Agosto vamos TODOS (nossas familias e amigos) votar ARISTIDES LIMA para ser o substituto do nosso ilustre Pedro Pires e colocar os taxeros nos seus respectivos lugares.
Quote | Report to administrator
 
 
-2 #9 Francisca Veiga 2011-07-29 10:59
O Dr Gomes Veiga deveria ter aprendido com os desaires do seu tutor: David Hopfer Cordeiro Almada. Ele não tem cultura, nem memória para falar destas coisas . Ele sabe que só lambendo o cú do Chefe é que continua como Director de Gabinete, cargo para o qual não está preparado.
Quote | Report to administrator
 
 
+9 #10 DiFogo 2011-07-29 11:13
A esse respeito, eu fiz ontem o seguinte comentario aqui no FORCV e no mural Binokulu Politiku do FB, onde esse foi iniciado por Jose Veiga:

Dos tres factos indesmentiveis do Antonio Rosa, somente os dois primeiros sao indesmentiveis, designadamente a negacao de Aristides Lima da existencia da sociedade civil na segunda metade dos anos 80 e o seu voto contra a abertura democratica em Fevereiro de 1990 na reuniao da Direccao do PAICV.

Mas em relacao ah nao votacao da Constituicao de 2010, o Antonio Rosa deve reformular a linguagem. O Aristides Lima nao votou a REVISAO da CONSTITUICAO em Abril de 2010, sendo igualmente certo que nao votou a CONSTITUICAO da REPUBLICA vigente em Cabo Verde aprovada em 1992, como eh tambem facto que a bancada parlamentar do PAICV, em bloco, nao votou a Constituicao aprovada por maioria qualificada em 1992.

Eh preciso que fique claro que a Constituicao vigente em Cabo Verde foi aprovada em 1992 e nao 2010, nao tendo Aristides Lima votado nem a aprovacao de 92, nem a revisao de 2010.

A candidatura de Aristides eh tudo, menos da cidadania e a sua coerencia e consistencia nesse sentido eh irrefutavel.

Para alem de ser verdade as afirmacoes de Antonio Rosa, com as devidas rectificacoes feitas por mim, Aristides Lima eh deputado eleito em Fevereiro passado com mandato suspenso, o que eh uma aberracao e ate parece ser uma ilegalidade, porque, segundo a nossa Constituicao, o candidatos a PR deve ser supra-partidario e, se ele nao for eleito, ira retomar as funcoes de deputado do PAICV no parlamento, sendo certo e inequivico que o minimo aceitavel devia ser a renuncia do seu mandato de deputado, pois, fica mal a Aristides Lima dizer que eh candidato da cidadania, quando os factos dizem exactamente o contrario.
Quote | Report to administrator
 
 
+7 #11 DiFogo 2011-07-29 11:15
ERRATA: queria escrever "A esse respeito, eu fiz ontem o seguinte comentario aqui no FORCV e no mural Binokulu Politiku do FB, onde esse debate foi iniciado por Jose Veiga:
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #12 Baroneza 2011-07-29 12:51
Ronise é ka só AL ki é Ninja. Pedro Pires y bu pai Filu é Ninja també
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #13 Francisca Veiga 2011-07-29 12:54
Corre boato aqui na Terra Branca de que o Senhor Benvindo Tavares, ex-apoiante do Dr Hopfer Almada, na pré-candidatura presidencial, e porta-bandeira da candidatura do Eng. Inocêncio Sousa para insultar a candidatura de Aristides Lima, vai ser nomeado Administrador Executivo da Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade. O felizardo não tem habilitações e nem perfil...

Se for verdade, é mais um "job for the boys" que o Primeiro Ministra retribuiu o apoio do Senhor Benvindo Tavares á candidaura perdedora de Manuel Inocêncio Sousa.
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #14 krioulo 2011-07-29 14:42
O Aristides Lima náo se sentirá ofendido com o que o veiga disse, pois, ele sabe que o que está no post do turquinho é a pura verdade.
Tb náo creio que veiga esteja à procura ou a defender algum tacho, pois, eu sei que na Tecnicil onde ele trabalhava, ele ganhava muito mais do que isso, no Ministério das Finanças, ele ganhava o dobro do que ganha no Gabinete do Primeiro Ministro, e o convite que ele recusou para regressar ao Banco Santtander Totta em Lisboa, onde ele trabalhava, o salário nºao se compara com o que ele aufere no GPM. Mas, como amigo, aconselho-o a largar a política, porque ele tem problema de coraçao e a política em Cabo Verde está está imprópria para cardiacos
Quote | Report to administrator
 
 
-4 #15 Mendo Santiago 2011-07-29 15:29
A nossa "salvação" foi a queda do muro de Berlim! E a queda de outros "muros"!... Também! Tem razão o "turco" José Veiga. Felizmente a maioria - MpD! - votou a favor, abrindo as portas à democracia! Se fosse por Aristides Lima, Manuel Inocêncio e restante cáfila do PAIGCV à força "convertida" à democracia, ainda estaríamos no partido único - salto lugar! - e, "turcos" como ele e outros sabujos e manteigueiros, tão "turcos" como ele, não estariam pr'àqui hoje a "asneirar", fingindo-se de democratas!

Convém não esquecer que há "democratas" do PAIGCV que, agastados com a perda de poder nos anos 90, ainda proferem discursos incendiários de mau-perdedor contra a década de 90, o advento da democracia, os símbolos da República (bandeira, hino, etc.), evidenciando "recalcamentos" inexplicáveis para os demais, mesmo pr'àqueles que juram agora(?) defender uma Constituição que num rasgo de verdadeiro antipatriotismo , cobardemente rejeitaram!

Factos são factos. Cada um acredite no que quizer, em quem quizer! Eu, como caboverdeano, democrata consciente, livre, ESCOLHO votar Jorge Carlos Fonseca!
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #16 Emigrante, RI 2011-07-29 16:42
Nao estou de acordo com muitas criticas de origem do apoio ao candidato Manuel Inocencio.Entretanto, tenho que aceitar que o comportamento ESTRANHO de Aristides Lima perante assuntos de ambito nacional e muito grave. Aristides Lima so sabe defender UNILATERALISMO, TUDO CONTRADITORIO AOS PRINCIPIOS BASICOS DA DEMOCRACIA,depo is de saber e assistir publicamente sobre a guerrilha interna no PAICV, ficou claro que ele e um individuo de CARACTER e PERFIL PERIGOSO PARA DEMOCRACIA.Os caboverdianos tem a palavra no dia 7 de Agosto. Por favor votem na coerencia e democracia Jorge Carlos Fonseca.
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #17 Tinha 2011-07-29 16:51
E ka so [*********] ki ten kara bistidu di pele!! Ess homenzinho li sta maz e ta da di mantega e djobi taxo cima fladu na comentario #5, bem fladu.

N atxa interessanti ez frazes li:

MI= MISSAO IMPOSSIVEL

MI e LIMA e na ZONA nos ki sta ta manda
Boa criacao.

Ess pioneirinho (?) um ka sabi di oundi kel bem ku ess texti li. Quem ki fazeu el, oh camarada (?)?? Ess alguem srebel na pressa e el diskessi dalguns pontuacoes e gramatica. Hahaha

Sinais di afronta dja kumeza parce.

VIVA LIMA

VOTA LIMA

Fladu kel dia di dibati nhos e txeu ki bai hospital di maka. Amim por acaso um staba na Maio em servico por isso um ka odja nhos na Hospital A. Neto.

Ago dia 7 nhos ta bai e di ambulancia.

VOTA LIMA

VIVA LIMA
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #18 Marcelo 2011-07-29 21:10
Vergonhoso. Há capangas para tudo. Esse pobre nem se apercebe que está sendo utilizado para trabalho sujo que outros enjeitam fazer. Essas acusações não foram feitas pelo Mário Matos ou pelo Rui Semedo porque 1) trata-se de um ataque reles e baixo 2) seriam desmentidos porque trata-se de inverdades e calúnias. Na verdade Aristides Lima esteve na origem das discussões que levaram à abertura política e enquanto membro do CN e deputado teve um papel de destaque nas negociações com o MPD e na revisão constituicional que pôs fim ao regime de partido único. Enfim, nem mereceria atenção nenhuma não exercesse ele a função de Director de Gabinete do Primeiro Ministro.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #19 Txuba 2011-07-29 23:12
A verdade é que o José Veiga trouxe a verdade dos factos e contra factos não há argumentos. O AL é, de facto, um grande perigo para a democracia cabo-verdiana e a massa social deste século por nada neste mundo deixaria ser manipulada por um ditador em silêncio. Parabéns ao José Veiga. Haja chuva, muita chuva.
Quote | Report to administrator
 
 
-2 #20 MI ê Cabo Verde 2011-07-30 00:32
N sa ta pasaba na rua di Stabilidadi Pulitiku, N atxa 2 joven ta papia:
- Mi e Kabu Verdi! I bo?
- Mi e Kab Verd!
- Ah! Nton, nos tudu e MI!
- E pa N flo-b!?
- Kel li ki sta na moda!
- Nada d sapots trokolod!
- Nada di ranja konfuzon na governason di nos tera!
- Ben, ti 23H30 d dia 7 d Agost, pa no ba festeja dbox janela d Bisp d Santiag!
- Ok! N ka ta fadja-l!
- Bye!
- Txau!
Quote | Report to administrator
 
 
0 #21 Pijas 2011-07-30 03:35
Me preoucupo com o futuro de Cabo Verde, quando vejo Jovens desse tipo (são muitos) subindo na política. Na minha opinião deveriam trabalhar, se afirmarem profissionalmen te, e só depois entrarem na política. Pelo menos teriam mais autonomia, e o povo os conheceria pelo que fizeram e pelo que são. Seriam agentes transformadores , e não peças a serem moldadas. Apoio ARL, e espero que ele ganhe, porque acho que será uma lição para os políticos, de que o POVO de CABO VERDE,é quem dá a última palavra. E acho que nas próximas eleições legislativas deveriamos votar nas pessoas indiviualmente para deputado, e estes viriam a formar o governo. Fui
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #22 João Moniz 2011-07-30 05:05
O que o sr. Director de Gabinete do Primeiro-Ministro José Maria Neves está a dizer a respeito do Dr. Aristides Lima é de uma irracionalidade tão grande que até desprestigia o cargo que exerce.
Devia manter-se calado, sr. Director,pois, com as suas baboseiras está a prestar um mau serviço ao nosso Primeiro Ministro e ao País.
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #23 Baroneza 2011-07-30 07:23
LIMA=Lingua,Itriga,m anipulador y mintirozu
Quote | Report to administrator
 
 
-4 #24 Mendo Santiago 2011-07-30 11:17
Quando Aristides Lima se refere a "manobras" para compra de consciência das pessoas, apelando aos caboverdeanos que não aceitem este tipo de coisas, SABE do que está falando. E nós sabemos que ele está "dentro" do assunto.

Ele é "quadro" do partido no poder, eleito deputado por Boa Vista nas listas do PAIGCV nas últimas eleições legislativas, aquelas em que se dizia "à boca cheia" que alguns caboverdeanos estavam a ser comprados com cimento, verguinhas e notas de "conto"! E por quem? Hein? Por quem é uzeiro e vezeiro em tais práticas, esse tipo de compra de consciências, aproveitando-se vilmente da miséria alheia!

Em nenhuma altura Aristides Lima elevou a voz apregoando que "a dignidade humana não tem preço", ou condenando procedimentos declaradamente irregulares! Calou-se, que nem um rato! (desculpem a analogia ou coincidência, não resisti!). Calou-se porque sempre foi cúmplice, conivente, camarada, porque "antes" convinha!

Agora mostra-se extremamente preocupado - e tem sérias razões para isso! -, com "medo" dos seus colegas de partido, pois SABE que ELES têm a "escola toda" e não brincam em serviço! Ele, Aristides, que se aguente à bronca! Quanto a mim, bem, eu, democrata, cidadão consciente, livre, vou votar Jorge Carlos Fonseca!
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #25 Celeste Andrade 2011-07-30 11:20
Aristides tem muita manha. Guardou o veto do presidente PP na geveta num sujo conluio dueante quase um mes sem o dar a conhecimento ah plenaria da Assembleia para proteger os interesses mesquinhos do PAICV, mantendo a justica ah conta do diabo. AL e um fora de lei. Nao pode ser presidente de Cabo Verde.
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #26 FACEBOOK: Municipio de Santa Maria 2011-07-30 12:00
ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAS, 7 DE AGOSTO DE 2011

Apoio total e incondicional ao Candidato da Cidadania Aristides Raimundo Lima para a Presidência da República de Cabo Verde.
Descrição

É hora da cidadania!
É hora do povo dizer basta aos abusos e manipulações dos politicos maquiavélicos, basta de nepotismo, corrupção e partideração do Estado e a sua administração!

Riscos Fatais:

1. Se o MANUEL Inocêncio Sousa ganhar, corremos o risco de caírmos de novo na ditadura com o muito desejado TRIUNVIRATO (acumulação de poderes por três amigos: José Maria Neves, Basílio Mosso Ramos e Manuel Inocêncio Sousa). São três amigos: primeiro, segundo e terceiro presidentes do Paicv. Nunca mais ditadura de um Partido-Estado em Cabo Verde. Cabo Verde nem o Paicv têm donos! Viva a democracia com uma participação cada dia mais forte da cidadania!

2. Se o JORGE Carlos Fonseca (MpD) ganhar, a Presidência da República tornar-se à um exemplo da Câmara Municipal da Ilha do Sal, que também tem um Jorge do MpD, que passa a vida inteira a fazer oposição ao governo e mentindo ao povo do Sal, compremetendo seriamente o desenvolvimento da Ilha do Sal e do Município de Santa Maria.

CABO VERDE TEM SOLUÇÃO

Solução de Cabo Verde passa pelo povo caboverdeano, quêm mais ordena na democracia. A democracia não é uma dádiva, tão pouco se pode comprar, é indispensável que lutemos todos os dias para a conquista e consolidação da nossa democracia. No dia 7 de Agosto é importantíssimo que votemos todos no candidato da cidadania Aristides Lima, escolhido pelo próprio povo, um homem simples do povo que é todo para o seu povo e não para defender os interesses dos partidos politicos. O Aristrides Lima, no dia 7 de Agosto será o Presidente da República de Cabo Verde para todos os caboverdeanos, inclusivo: José Maria Neves e Manuel Inocêncio Sousa (Paicv), Carlos Veiga e Jorge Carlos Fonseca (MpD), Joaquim Jaime Monteiro, Nha Balila e de todos nós! É LIMA QUI NO CRÊ! LIMA ama Cabo Verde! Viva Cabo Verde! Viva o Município de Santa Maria! UNIDOS JAMAIS SEREMOS VENCIDOS!

FACEBOOK: Municipio de Santa Maria
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #27 Malcolm X Salândia 2011-07-30 12:08
Nesta companha presidencial, o povo de Cabo Verde não espera nada de bom dos hipócritas e ruaceiros como pm JMN e Carlos Veiga (e lacaios) que quer concorrer "também" ao cargo de Presidente da República, na pessoa do MIS e JCF, senão mentiras, INTRIGUAS e compras de votos. Comprar votos é uma coisa e ganhar as eleições é outra coisa. Que joguem limpo e deixem o povo votar segundo as suas consciências, para que haja um verdadeiro vencedor, Cabo Verde e o seu povo. Se o MIS sera adeus à democracia, JMN sera um ditador e se JCF (mpd) é para fazer oposição ao governo e parlamento, por conseguinte, será um factor de instalibdade. O Aristides Lima é o único que dá garantia de estabilidade para desenvolvimento e democracia.

O JMN tem que explicar de onde conseguiu o dinheiro para a construção da Mansão!

Abaixo o TRIUNVIRATO (ditadura de 3 amigos: JMN, MIS e Basílio Ramos) e corupção do JMN e MIS! Viva a democracia! Vota Aristides! Porque o Paicv e Cabo Verde são dos caboverdianos e não do JMN. É LIMA QUI NO CRÊ!
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #28 Mendo Santiago 2011-07-30 14:18
Qual é a profissão de Aristides Raimundo Lima?

Sei que é deputado mas... deputado não é profissão.
Sei que é Licenciado em Direito mas não exerce como... advogado, estarei enganado, ou nunca exerceu?! Não entendo! Não fez o estágio? Fez? Onde? Passou?
Bom, falando sério! Antes de ser...quadro do partido o Aristides teve algum emprego? Onde? Sim, porque depois de ser "quadro" sabemos que nunca mais de lá saiu, isto é: Secretário-Geral (ou Presidente?) do PAIGCV, deputado/deputado; deputado/Presidente da Assembleia; deputado/Presidente da Assembleia; deputado/pré-candidato PAIGCV; deputado/reunião do CN - não candidato PAIGCV; deputado/candidato em "banho maria"; deputado-candidato/deputado-candidato; deputado ilegal no Parlamento/deputado legal no Parlamento; deputado suspenso/candidato da "cidadania"!

Alguém sabe qual é a profissão do gajo, perdão, de Sua Excelência?!
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #29 Ramos Pinto 2011-07-30 14:54
as comadres zangam-se e é nisto que dá. olhem para a campanha positiva e serena, de grande tranquilidade, que Jorge Carlos Fonseca está a fazer... tirem daí o exemplo! viva JCF!
Quote | Report to administrator
 
 
0 #30 chico 2011-07-31 06:14
esse Turco de engenho algem está a soprar no ouvido para falar porque ele não sabe de nada da poilicita mas o tacho tem todo mundo fulo ele é um [*********] a esquerda nem conhece AL não é da sua geração e nem serva para AL meter ele no Pé , mas que rdar cara abem do troco toma juizo turno , não és nada ainda na policia tem que aprender muito ainda porque o seu lider já não está em condicções de te ajudar inda bu ta bai engenho cata oulga
Quote | Report to administrator
 

Add comment


   

Advertise - About Us - Contact Us - Join our Newsletter - Site Map - RSS

© 2005-2013 forcv.com - All rights reserved, USA.