About Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us

Saturday, 20 September 2014
POLITICS - Zona em Mindelo: Cabo Verde é um país com duas realidades (VIDEO)

Follow us on

Google Picasa

Upcoming Events
Sat Sep 20
Citizenship Day in Boston: Free Workshop
Sat Sep 20 @12:00PM - 06:30PM
School Supply Drive & Cookout (by Asosiason di Fidjus i Amigus di Santa Cruz)
Sat Oct 11 @ 7:00PM -
CV Association in New Bedford: Anniversary Gala
Banner
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Classifieds

 
     
FORCV
Zona em Mindelo: Cabo Verde é um país com duas realidades (VIDEO)PrintE-mail
Saturday, 16 July 2011
Written by FORCV

jorge-carlos-fonseca_pacto_com_nacao.jpg

JCF contraria o discurso daqueles que consideram que Cabo Verde está na moda, e advogou que temos um País e duas realidades. De um lado, gente que vive no bem bom e doutro gente que vive sem a mínima dignidade.

 

MIDELO, Cabo Verde -- Um mar de gente foi à Rua de Lisboa ouvir o Candidato apoiado pelo MpD. JCF fez um discurso mobilizador, apelou à união e deixou claro que será um PR comprometido com o País. No primeiro Comício em São Vicente, a TCV – órgão público de informação – primou pela ausência, privando os eleitores de uma informação de extrema relevância.

Noite fantástica na Cidade do Mindelo. Baía do Porto Grande e Pássaro ao fundo, as pessoas vão chegando para uma noite que acaba memorável, naquela que foi a primeira mobilização de massa nas ruas do Mindelo para a Candidatura de Jorge Carlos Fonseca.

O Candidato chegara por volta das 13h30 à ilha – depois de um atraso de cerca de cinco horas da nossa TACV – para o Comício que era também aguardado com muita expectativa pela população. Depois de brilhante actuação de grupos e artistas locais, e entre uma chuva de aplausos, subia ao palco o Candidato acompanhado da esposa, Lígia Fonseca, e são agraciados com um gesto simples mas caro de uma menina/adolescente que oferece ao casal um bouquet de flores. A plateia não fica indiferente: aplaude efusivamente.

Antes, já tiveram discursado – por esta ordem – o Coordenador do MpD na ilha e Presidente da Câmara Municipal, Augusto César Neves, a Mandatária Local, Celeste Fonseca e o Mandatário Nacional, Manuel Faustino. Cada um, no seu momento, destacou as qualidades do Candidato Junto das Pessoas, capaz de exercer uma Magistratura de influência, que conhece bem os problemas da Nação. Um PR necessário.

Quando Jorge Carlos Fonseca avança para o seu discurso, ele toca nos aspectos fundamentais como o Poder Local, chegando mesmo a exigir do Governo “igual tratamento” para todas as Câmaras Municipais independentemente da sua eventual cor política. “Todas as ilhas devem ter as mesmas oportunidades”, sentenciou não sem antes vincar o seu compromisso junto do Governo da República para o fortalecimento do Poder local, no Arquipélago. “É inadmissível, na Democracia, que um Governo discrimine/persiga uma Câmara Municipal, não a dê recursos adequados porque é liderada por um partido diferente que o Governo”, condenou.

Olhando para a ilha de São Vicente, “sempre uma referência de liberdade”, JCF lembrou que esta ilha tem sido também uma “grande referência” de grandes causas nacionais. Aludiu em particular ao “apoio decisivo” da ilha para as causas da Independência, Democracia e Liberdade mas JCF não mudaria de assunto sem se referir à situação menos boa que a ilha atravessa. Falou, com preocupação, do desemprego, dos jovens que não podem prosseguir os estudos devido à falta de condições, dos que já formaram e aguardam uma oportunidade, da penúria de energia, da pobreza. “Situação ca ta grand cosa”, acrescentou, considerando que a ilha de São Vicente “tem de recuperar” o seu lugar de destaque no conjunto das ilhas. “São Vicente tem direito a mais” completou.

Chamando a si os problemas da ilha, JCF advoga que o PR não pode virar a cara à difícil situação de São Vicente. Por isso assegurou que uma vez eleito PR, estará na linha da frente, em cooperação com os Poderes local e central para ajudar a solucionar problemas fundamentais da ilha. 

JCF reitera a sua disponibilidade para cooperar com o Governo da República e deixou claro que a sua preocupação é o País e seus habitantes e nunca as quezilas políticas. Deixou claro que ele será um factor de estabilidade e assuntos que exigem consenso político entre os sujeitos serão analisados com elevação e sentido de Estado. Citou, por exemplo, o caso da Comissão Nacional de Eleições, e considerou que o PR não pode ficar alheio à situação.

O Candidato não deixou de lado os números da pobreza - 130 mil pessoas na situação de pobreza com uma média de 135$00 por dia - e avançou que esta será uma área de sua actuação em estreita cooperação com as autoridades municipais e nacionais. JCF aludiu também ao problema dos apagões – São Vicente também sofre deste mal – com problemas sempre para os cidadãos e empresas e assegurou que a sua voz será sempre em defesa do que seja melhor para o País e suas gentes. Mais: a persistir o problema e eleito PR em Agosto, “chamarei o Governo à responsabilidade” e as soluções devem ser encontradas, advertiu.

JCF mostrou-se também preocupado com os cerca de 45 mil cidadãos em situação de desemprego e considerou que é “demais” para um País como Cabo Verde. “É um problema grave e temos de resolver”, preveniu, sugerindo a adopção de políticas capaz de fazer crescer a economia e gerar riqueza e emprego. “Sem crescimento da economia, não pode haver combate ao desemprego”, admoestou, mostrando-se particularmente preocupado com o facto de os jovens serem os mais fustigados pelo problema do desemprego.

Um País, duas realidades

JCF contraria o discurso daqueles que consideram que Cabo Verde está na moda, e advogou que temos um País e duas realidades. De um lado, gente que vive no bem bom e doutro gente que vive sem a mínima dignidade. Conhecedor da realidade nacional, JCF foi taxativo: há zonas que não estão na moda pois há pessoas que vivem em situação indigna.  

É também por este facto que Cabo Verde precisa de um PR que não seja uma extensão da voz do Governo mas alguém capaz de ajudar a encontrar as melhores soluções. Um PR activo, interventivo, mobilizador e facilitador do diálogo.

Saudação/agradecimentos

A partir da “bela Cidade do Mindelo” – como fez questão de salientar – JCF saudou a Nação Crioula, no País e na Diáspora, que através da Internet seguia o Comício. Um “abraço forte” foi para aqueles que estavam na Rua de Lisboa e para quantos seguiam pela internet foi um “abraço especial”. “Um abraço a todos nas ilhas e na Diáspora”, acrescentou na sua saudação.

O momento serviu também para o Candidato agradecer todos quantos se envolveram na organização da Campanha em São Vicente, cuja equipa é liderada pelo Eng.º César Almeida.

A Sede

Ontem, foi também inaugurada a Sede de Campanha de JCF no Mindelo. Num acto simples, muito concorrido e onde não faltou palavras de incentivo, o Candidato deixou uma mensagem de encorajamento aos apoiantes e de certeza na vitória.

A Sede localiza-se nas imediações da Câmara Municipal (antigo edifício Electra) e ali pode-se encontrar toda a informação acerca desta Candidatura na ilha.

Video

Veja o discurso de Jorge Carlos Fonseca no seu  comício em Mindelo no sábado passado.

 



Share/Save/Bookmark
 
FORCV

FORCV

News and multimedia

Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
0 #21 Maria Dias 2011-07-18 22:28
Oh mos, tudu algen sabe ma e nesesariu faze kes kuza ki bu fla. Pa faze-s, e nesesariu un programa di Governu i MpD ku PAICV aprezenta ses programas di Governu i povu skodje un di kes programa na dia 6 di Fevereru di 2011. Dexa di faze diskursu di kandidatu a Primeru Ministru! Dexa di ngana eleitor!
 
 
0 #20 Democrata Supra Convicto 2011-07-18 22:13
"Sinceramente" Tu nao tems nada para dizer de qualquer lugar em cabo verde. Tu nao es melhor di que niguem tomen juizo o seu pelado e pouca vergonha que tems de frequentar este forum. Porque nao difende o seus que estao aqui hoje, amigos corruptos prentendendo ser democratas mas no fundos ditadores, torturadores, maliciosos e pouca vergonhas. Outros comedores de pomba e outros com Kurtinas nos mosteiros comprado com dinheiro de venda de terreno em cuanto presidente da Camara......vamos a ver, Casas em cidade velha, Brockton e Florida. E assim outros estao em nomes de familiares para dissimular......pouca vergonha. RATOES e DONIHAS NAS RUBEIRAS DE LEM CATCHOR!!!
 
 
0 #19 SINCERAMENTE 2011-07-18 17:59
EU nao percebo como que uma pessoa pode falar tanta bobajem como o futuro presidente ainda precisa de muita pratica ele precisa ir la para zona da chan das caldeiras.
 
 
0 #18 Atneto 2011-07-18 12:34
"Zoninha" es um ignorante, "kriolo Amigo" bo e vulgar estupido de nivel mais baixo. Abo bu kasta, na assunto bai deta na rubera. Bo bu ka sabe kusa bu sta fra.Pega so na invencao e storias, Bu livro de fantasia devi sta cheio de palhacaria.....sem imaginacao que podia ser alguma coisa interesante.

Zona sta bem ganha es eleicao porque esta fala so verdade e el ca sucundi di nada e di ninguem., e por isso quel mereci votos de todos caboverdianos atentos democrats.
 
 
0 #17 Vota JCF 2011-07-18 12:33
O Rato Lima proclamou Candidato do POVO (?) depois de ter sentado na mesa do PAICV e depois de ter levado um grande pontape no furo. Candidato do POVO my ass. JCF nao foi sentar na mesa do MpD. Pediu apoio e nada mais. nhos cume companheru dia 7 JCF ta fazi nhos sobrimesa..
 
 
0 #16 Alas do PAICV 2011-07-18 09:29
As 5 Alas e tendencias que constituem e compõem o PAICV:1º Grupo do mato os matadores assasinos e torturadores;
2-Maoístas;3ºMarxistas-leninistas; 4ºAlbanistas;5º Cubanos;
 
 
0 #15 Mendo Santiago 2011-07-18 06:22
Kriolo amigo, omitiu(n'A Semana), pelos vistos de propósito, a história do partido único, no seu todo, pois a história dos trotskistas de Cabo Verde, muito mal contada, diga-se, está intimamente ligada às "guerras" internas do PAIGC. Se atendermos a factos que nos reportam à implantação no "terreno", no pós 25 de Abril, dos grupos do "mato" e de "Lisboa", muita coisa fica (ficou) por explicar, mormente no que toca à existência ou não no seio do PAIGC de um grupo trotskista não detectado (a silenciar, a evitar!) "antes" da Revolução dos Capitães, ou antes da Independência de Cabo Verde! E maoístas? E marxistas-leninistas? E Albanistas? E Cubanos? Havia-os? Parece mais aquele provérbio "muitos cães a um osso"!, até porque, afastado, "eliminado" o grupo trotskista (de Lisboa), sobressaiu, já sem qualquer oposição, o grupo do mato, o que faz pressupor (apenas pressupor?) que tudo fizesse parte de uma agenda, de uma estratégia, a todos os níveis, bem "conseguida"! De realçar que o grupo do mato que, por oposição ao trotskista, seria - digo eu! - marxista-leninista, maoísta, cubano, albanês, (um deles, ou uma mistela), é agora um "exemplo" de democracia, mais ou menos à moda africana, apezar de não ter aprovado, em 1992, a Constituição da República! Mas, caro Kriolo, não vá nessa conversa, eu estou a divagar... Procure saber um pouco mais sobre trotskismo em Cabo Verde, ou algo mais sobre "Uma História Mal Contada", que eu fazer o mesmo. Cheira-me a esturro! Quanto ao facto de o Zona ser conflituoso, "armado em sabedor desde menino", francamente, pá! Estou a imaginá-lo, a si Kriolo, no Liceu Adriano Moreira, todo afundado na carteira, tentando passar derpercebido, sem nunca levantar a mão para questionar o professor, responder a uma pergunta, tirar uma dúvida, enfim, completamente invisível durante todo o ano lectivo e... passando o ano à rasquinha! Acertei? Eu vou votar Zona!
 
 
-1 #14 Djinguilane Andrade 2011-07-18 06:13
É pena que a Forcv não esteve no Fogo para ver tanta gente no comicio de dr JCF no mesmo dia de Inocencio do PAICv foi um desastre o comicio do Inocencio a casa cinema em Sanfilipe era miodo para caber tanta gente.Zona stá na zona para presidente de Cabo Verde, agora o PAICV não vai furtar votos visto que os camaradas de Aristides Lima conhecem muito bem essa manobra.
 
 
-3 #13 Kriolo amigo 2011-07-17 10:23
Zona "o cocozinho" meu colega de Liceu nao pode ser presidente da republica.Foi sempre conflituoso e armado em sabedor desde menino. Por favor caboverdianos Zona Nao. Muito perigoso. Ainda nao consigo entender porque Carlos Veiga anda apoiar esta candidatura, tem maldade no meio.
 
 
0 #12 zoninha 2011-07-17 10:11
Na minha zona ninguem vai votar Zona!
 
   

Advertise - About Us - Site Map - RSS

© 2005-2014 forcv.com - All rights reserved, USA.