About Us - Contact Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us - Login - Signup

Friday, 24 May 2013
OPINIONS - Cabo Verde segundo a visão Trotkista

Follow us on

Google Picasa

Banner
FORCV está à venda | FORCV is up for sale

PT: A FORCV está à venda por US$12000. Se estiver seriamente interessado, contacte-nos.

ENG: FORCV is available for sale for $12000. If you are a serious potential buyer, contact us.

CONTACTO
: albertopina@gmail.com; 617.519.8273

Featured Event
Banner
Upcoming Events
Sat May 11 @ 7:00PM - 11:59PM
Team Fidalgo 3rd Annual Dinner Fundraiser
Fri May 24 @ 7:00PM - 02:00AM
Brazilian Friday Nights @ Restaurant Laura
Latest Comments
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

 
     
Dr. Azágua
Cabo Verde segundo a visão TrotkistaPrintE-mail
Tuesday, 08 May 2012
Written by Doutor Azágua

dr_azagua.jpg

O desenvolvimento económico de Cabo Verde - semelhante às teses de Trotsky - é do tipo "desigual" e "combinado", estimulado por influências externas. Não tenho as mínimas dúvidas! O Estado cabo-verdiano é um aparelho político cuja estrutura e funções servem aos interesses da elite-letrada, mais nada.

Agora vamos à classe não identificada: a burocracia cabo-verdiana. Basta analizar as principais características da burocracia tais como as define Trotsky em seu livro. (León D. Trotski, A Revolução Traída).

1) O nível superior da pirâmide social na URSS está composto pela "única camada social privilegiada e dominante, no pleno sentido da palavra "; esta camada "que, sem realizar um trabalho produtivo direto, manda, administra, dirige, distribui penalidades e recompensas ".

2) Esta camada que dirige tudo está fora de controle das massas que produzem os bens sociais. A burocracia reina; as massas trabalhadoras "obedecem e se calam".

3) Esta camada mantém relações de desigualdade material na sociedade: "carros conversíveis para os "activistas", perfumes franceses para "nossas senhoras" e margarina para os operários, armazéns de luxo para os privilegiados e a imagem das comidas finas exposta na vitrine para a plebe". Em geral, as condições de vida da classe dirigente são parecidas com as da burguesia: "contém todos os níveis: da pequena burguesia mais provinciana a grande burguesia das cidades".

4) Esta camada não é dirigente unicamente no plano objectivo: também se comporta subjetivamente como o dono absoluto da sociedade. Segundo Trotsky, tem "uma consciência específica de classe dirigente".

5) Sua dominação se mantém mediante a repressão e sua prosperidade está apoiada "na apropriação oculta do trabalho de outros". "A minoria privilegiada vive em detrimento da maioria enganada".

6) Existe uma luta social latente entre esta camada dirigente e a maioria oprimida dos trabalhadores.

Conclusão: Em Cabo Verde a burocracia "é algo mais que uma simples burocracia".

Emprestando o conceito de Trotsky, mutatis mutandis, (mude-se o que deve ser mudado) o governo cabo-verdiano se situa com respeito à economia em seu conjunto como o capitalista com respeito a uma empresa privada.

Trotsky assinala que a nacionalização da propriedade não acaba com a diferença social entre as camadas dirigentes e as camadas submetidas: as primeiras desfrutam de todos os bens possíveis e as demais sofrem a miséria como antes e vendem sua força de trabalho. "a propriedade estatal dos meios de produção não transforma em ouro o esterco e não lhe dá uma auréola de santidade ao sistema do suor."

Frango à moda Artur - mil e quinhentos escudos - anyone?



Share/Save/Bookmark
 
Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
+2 #1 CLAUDIO MAO TSÉ TUNG 2012-05-09 21:08
Já vos tinha dito inúmeras vezes que o Dr. Azágua foi discipulo radical do Dr. Jorge Carlos Fonseca-Zona, e comrade de Miguel Lobo-Maika, Julinho e Arnaldo Silva-Náná pois os dados estão evidenciados. Os chamados "brain cells" de ponta-Belém.
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #2 João da Cruz 2012-05-09 21:16
Este génio faz me lembrar o académico-advogado-politico-atirador Casimiro de Pina. Direto ao ponto. Contra factos, minha gente, não sei o que dizer...
este artigo dá mesmo uma grande quebra-cabeça e vale a pena mesmo rever a situação politica e social de Cabo Verde, como o Dr. Azágua eloquentemente elaborou baseado nas teorias de Trotsky.
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #3 Wonder 2012-05-09 21:24
Anyone? Me! I dare to take the "mil e quinhentus escudos" challenge. And I further dare say that cabo verde is a microcosm of how the world system really works. There's a little of everything, right, left, center, even liberitarian. Kinda sounds like a dream place for political and intellectual exercises, especially when done with a good bottle sintanton, if you get my drift.
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #4 Peter Machado 2012-05-10 05:52
Achei este artigo bastante interessante, embora nunca esteja ao lado da vida politica.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #5 José Júlio Cardoso 2012-05-10 10:25
Nem tudo o que se lê se vê...

Uma leitura enviesada e "curta" de Trotsky.
Acha que o acaba de apontar só se passa em Cabo Verde?
Não deu por isso em parte nenhuma por onde andou ou por onde anda, agora?

"Nós terra é piquinino:
nós lembrança di minino
ta mórde nós coraçom
na es bida d'ilusom..."

Um lugarzinho no "Bureau" talvez lhe apagasse as visões, agora, funebres da situação de Cabo Verde.
~
Leia Trotsky, leia, talvez um dia venha a compreender o que realmente ele disse.

Mas não se esqueça: O hábito não faz o monge ...

José Júlio Cardoso
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #6 Carlos Honório 2012-05-10 12:48
José Júlio Cardoso, ouvi que o Dr. Azágua é membro efectivo da IV Internacional e que já discursou em México, Canadá, Guadalupe.
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #7 José Bouquinhas 2012-05-10 18:26
So que o Trotsky vive também em Cabo Verde e come do melhor e oferece perfumes franceses às suas amantes.

Sim, sim tens razao: é a Uniao soviética no poder em Cabo Verde, tendo de um lado Trotsky e de outro Lenine e Estaline, todos comendo à francesa e o povo a chafurdar na lama.

Mas repito, Trotsky està também em CV, assim como estava na Uniao soviética quando escreveu as suas teses e tirando proveito ao mesmo tempo do sistema.

O que ele queria era correr com todos os outros e ficar como Rei da sua revoluçao permanente.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #8 Tchico Ponta-Belém 2012-05-10 22:05
O José Bouquinhas tem grande sentido de humor. O humorista da primeira classe a dizer a verdade e toda a verdade, incluindo na Revolução Permanente o Presidente, melhor - o executivo, o legislativo e o judicial - traduzindo em Lenine, Trotsky e Staline.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #9 Djunga di Bila 2012-05-11 22:11
Concordo sim, tenho grande sntido de humor quando o meu prozac está a funcionar. De resto, que se lixe. Tudo é três dimensão para vocês. Deste palco vejo vocês lá em baixo, rio. Rio, rio, rio...
Quote | Report to administrator
 
 
0 #10 Joe Pantera 2012-05-11 22:14
Não acho piada nenhuma falar sobre um homem morto a tiro - Leon Trotsky. Deixemos de falar de Trotsky, Cabral, Che, Savimbi, Nino, Sadam, Kadafi. Please!
Quote | Report to administrator
 
 
0 #11 Jim Cone Neves 2012-05-11 22:57
Great article. Congrats, bro.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #12 Silvio Sokolov 2012-05-12 22:18
Leon Trotsky, assassinado a mando de Stalin há 65 anos, no dia 21 de agosto de 1940, era um homem de ação. Orador excepcional e escritor talentoso, teve um lugar destacado nas revoluções russas de 1905 e de 1917. Gostei da análise.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #13 S. L. Teixeira 2012-05-12 22:22
Raros são os estudos dedicados a uma reconstrução criteriosa do desenvolvimento do conjunto de seu pensamento ou de aspectos particulares de sua teoria social e política. Essa sobrevalorizaçã o do homem de ação, em detrimento do teórico do marxismo tem como conseqüência empobrecimento do legado de Trotsky. Para valorizar esse legado de modo adequado é preciso restabelecer sua contribuição original à teoria marxista.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #14 Luis Vicente Lubrano 2012-05-12 22:25
O internacionalis mo metodológico e a centralidade da política afirmados por Leon Trotsky têm como síntese a construção da Quarta Internacional. Seu empenho para a construção de um novo partido mundial da revolução socialista depois da falência da Internacional Comunista era conseqüência de uma exigência, ao mesmo tempo, da política e da teoria. Como lugar da unificação entre teoria e prática o partido mundial seria condição tanto da interpretação do mundo como de sua transformação.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #15 Pina Brito 2012-05-12 22:28
Concordo, em parte, com a análise. Contudo deixo aqui algumas observações, mas antes queria congratular o autor que me deixou deveras surpreendido...
Trotsky possuía uma concepção aberta do marxismo e se recusava a tratá-lo de modo dogmático. Para ele, o marxismo é acima de tudo um método de análise – não de análise de textos e sim das relações sociais.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #16 Pina Brito 2012-05-12 22:29
A originalidade de seu marxismo reside em sua particular contribuição ao desenvolvimento desse método de análise das relações sociais. Duas são as novidades teóricas desenvolvidas por Trotsky que permitem afirmar essa originalidade: o internacionalis mo metodológico e a centralidade da política nos processos revolucionários .

O internacionalis mo metodológico e a centralidade da política afirmados por Leon Trotsky têm como síntese a construção da Quarta Internacional. Seu empenho para a construção de um novo partido mundial da revolução socialista depois da falência da Internacional Comunista era conseqüência de uma exigência, ao mesmo tempo, da política e da teoria. Como lugar da unificação entre teoria e prática o partido mundial seria condição tanto da interpretação do mundo como de sua transformação
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #17 José Bouquinhas 2012-05-12 22:34
Sim sim, Trotsky era um defensor intransigente do internacionalis mo político. Como a maior parte de sua geração, circulou muito cedo pela esquerda européia, não se restringindo aos círculos de emigrados russos e participando ativamente, por meio de seus artigos, dos debates de então. Sua dedicação às questões de política internacional nos primeiros anos da Revolução Russa e seu empenho na organização da Quarta Internacional costumam ser os exemplos apresentados para comprovar essa filiação. Mas não é de uma prática política que aqui estou falando e sim de uma concepção da história e da política que encerra uma dimensão metodológica profundamente internacionalis ta.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #18 Silvio Marques 2012-05-12 22:38
DURANTE TODA SUA VIDA, TROTSKY FOI UM TENAZ OPOSITOR DO DETERMINISMO ECONÔMICO QUE CARACTERIZAVA TANTO A SOCIAL-DEMOCRACIA COMO O STALINISMO. REPETIDAS VEZES CONTESTOU A TENTATIVA DE ESTABELECER UM SINAL DE IGUAL ENTRE A CRISE DA ECONOMIA E A CRISE POLÍTICA.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #19 Silvio Marques 2012-05-12 22:41
A queda da burguesia não é “automática ou mecanicamente pré-determinada”, afirmava Trotsky. Ela é o resultado apenas da luta de classes: Se o desenvolvimento das forças produtivas é concebível nos marcos da sociedade burguesa, então a revolução será, geralmente, impossível. Mas desde que o desenvolvimento das forças produtivas nos marcos da sociedade burguesa é inconcebível, a premissa básica da revolução está dada. Mas a revolução, em si, significa uma viva luta de classes.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #20 S.L. Teixeira 2012-05-12 22:46
A BURGUESIA NÃO É UM ACTOR PASSIVO DESSE DRAMA HISTÓRICO. ELA É UMA FORÇA HISTÓRICA VIVA, DINÂMICA E ACTIVA. CONTRADITORIAME NTE, SEGUNDO TROTSKY, A BURGUESIA OBTÉM, JUSTAMENTE NESTE MOMENTO SEUS MAIORES PODERES, A “MAIOR CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS E RECURSOS, DE MEIOS POLÍTICOS E MILITARES DE FRAUDE, COERÇÃO E PROVOCAÇÃO”. O QUE O “PREFÁCIO DE 1859” ESCRITO POR MARX FEZ, ENTÃO, FOI APRESENTAR O DESAFIO HISTÓRICO. MAS A SOLUÇÃO DESTE, SEGUNDO, TROTSKY, CABIA À “CLASSE TRABALHADORA”, “AOS DIRIGENTES DA CLASSE TRABALHADORA”, “AOS COMUNISTAS” E O RESULTADO DESSA LUTA NÃO PODERIA SER PREVIAMENTE DEFINIDO.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #21 L.V. Lubrano 2012-05-12 22:47
Segundo Trotsky, para compreender a Rússia, era preciso perceber o lento desenvolvimento das forças produtivas locais e a conseqüente precariedade das bases materiais para a formação das classes modernas. Esse desenvolvimento lento constituía a particularidade da Rússia. Mas, por outro lado, era preciso perceber que a Rússia encontrava-se inserida no sistema político e econômico do capitalismo mundial. A penetração do capital industrial e financeiro europeu havia forçado a modernização de setores dessa sociedade e a constituição de um proletariado altamente concentrado em alguns grandes centros urbanos.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #22 Gil Coli 2012-05-12 22:51
O artigo elaborado é bastante interessante. Parabenizo o Dr. e que continue na mesma jornada surpreendendo-nos.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #23 Patricio Proença 2012-05-12 23:14
Para o bem ou para o mal, uma polêmicazinha sempre cai bem né? Ainda mais numa hora dessa, onde tá todo mundo perdido...
Quote | Report to administrator
 
 
0 #24 GENE WILDER 2012-05-12 23:15
Parabéns! Convenhamos que precisamos teorizar mais e, realmente, questionar certas vias, mas porém, sem perder nunca de vista o valor histórico das mesmas. Sem concordar ou discordar do texto, acho q está na hora dos que se reinvindicam marxistas rever alguns conceitos, analisar o nosso tempo, e produzir bastante.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #25 M. Lobo 2012-05-12 23:16
A esquerda precisa de um novo projecto, que possa nos lançar de volta à ofensiva.
Saudações Marxistas.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #26 PONTA BELÉM 2012-05-12 23:20
FINITO! THE GAME IS OVER, BROTHER! Foi necessário chegarmos ao fim do stalinismo para compreender o caráter do trotskismo e reconhecer que hoje não tem mais nenhum papel relevante para a luta de classes e para o marxismo. O fim do stalinismo traz consigo o fim do trotskismo e, simultaneamente , o fim total da matriz ideológica de ambos: o leninismo.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #27 Pina Brito 2012-05-12 23:23
Para os incautos, o trotskismo pode aparecer como uma alternativa ao reformismo e ao stalinismo, mas um estudo aprofundado desta corrente política deixa claro sua incapacidade de superar suas raízes burocráticas e autoritárias, que são as mesmas do stalinismo.
Muitos acreditaram que o trotskismo era a única alternativa ao reformismo e ao stalinismo. Entretanto, a história demonstra que ele, na verdade, é um obstáculo ao desenvolvimento do marxismo e do movimento operário. Os trotskistas e seus simpatizantes devem reconhecer esta verdade. Hoje podemos definir com facilidade o trotskismo, que é um reconhecimento de uma definição anterior fornecida pelos esquerdistas do início do século XX, e tal definição deixa claro que ele está ultrapassado historicamente.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #28 Silvio Marques 2012-05-12 23:27
A ambição pessoal de Trótski (criticada por Lênin em seu testamento político, no qual se enfatiza muito as críticas a Stálin apenas) se curvou diante de Lênin mas não se curvaria diante de um “inferior”, tal como ele considerava Stálin. A “vontade de poder” é que originou a disputa entre Trótski e Stálin. Mas este era muito melhor chicaneiro na burocracia de 1924, e extraiu de Trótski um acordo que lhe foi fatal.
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #29 José Bouquinhas 2012-05-12 23:30
Marques: A verdade é que com a vitória de Stalin, criou-se uma cisão no partido. De um lado, Stalin e a direita (Zinoviev, Kamenev, Bukhárin); de outro, Trótski e seus seguidores, apoiado pela oposição de esquerda que ele mesmo combatera e enfraquecera. Trótski devia ter aprendido a lição: os esquerdistas que Lénin criticava nunca abandonaram as massas e os seus princípios; e se se quer ficar do lado destas, deve-se, coseqüentemente , ficar do lado dos esquerdistas. Mas não a aprendeu: tanto é que depois criticou os esquerdistas na Espanha, que, aliás, ficaram junto com os trotskistas e anarquistas e foram dizimados pelos fascistas aliados com os stalinistas.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #30 Silvio Sokolov 2012-05-12 23:33
Stálin acusava Trótski de ser o Anticristo, enquanto que ele seria o verdadeiro representante de Lênin na Terra! Stálin era como o Papa na Idade Média: o dono do poder e o carrasco dos infiéis. Trótski e seus seguidores eram as vítimas, assim como os hereges que eram perseguidos por Roma. Esta versão cristã da disputa entre frações da burocracia terminou com a crucificação de Trótski, assassinado a mando de Stálin...
Quote | Report to administrator
 

Add comment


   

Advertise - About Us - Contact Us - Join our Newsletter - Site Map - RSS

© 2005-2013 forcv.com - All rights reserved, USA.