About Us - Contact Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us - Login - Signup

Sunday, 26 May 2013
CAPE VERDE - "Mais atenção, Senhor Presidente da República"

Follow us on

Google Picasa

Banner
FORCV está à venda | FORCV is up for sale

PT: A FORCV está à venda por US$12000. Se estiver seriamente interessado, contacte-nos.

ENG: FORCV is available for sale for $12000. If you are a serious potential buyer, contact us.

CONTACTO
: albertopina@gmail.com; 617.519.8273

Featured Event
Banner
Upcoming Events
Sat May 11 @ 7:00PM - 11:59PM
Team Fidalgo 3rd Annual Dinner Fundraiser
Fri May 31 @ 7:00PM - 02:00AM
Brazilian Friday Nights @ Restaurant Laura
Latest Comments
  • Puema pa bo
    PS- Alguns incautos irão dizer complexamente que n...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    É esse Cabo-verde imaginário que o senhor criou e ...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    CARTA ABERTA AO PRIMEIRO-MINISTRO JOSÉ MARIA NEVES...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    -Senhor Primeiro-ministro, como pode falar de tole...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    -O senhor fez um desconto de 30 mil contos, por ex...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    - Senhor primeiro-ministro o senhor lembra do text...
    By S.Moreira
  • Puema pa bo
    Senhor Primeiro-ministro, ainda há seres Humanos q...
    By S.Moreira
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

 
     
Pedro Chantre
"Mais atenção, Senhor Presidente da República"PrintE-mail
Saturday, 24 December 2011
Written by Pedro Chantre

jorge-carlos-fonseca_discurso_de_investidura.jpg

Esta é mais uma reacção e esclarecimento ao que se tem escrito e falado sobre os votos de “Feliz Natal”. O presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em mensagem de “Natal” dirigida à Nação Cabo Verdiana, na sua página de Facebook, na véspera do Natal, repetiu o mesmo erro, dias antes, a 21 de Dezembro, cometido pelo Cônsul de Cabo Verde em Boston, Pedro Carvalho.

Tal erro foi também pela organização de mídia cabo-verdiana/americana nos EUA, CVAMA – Cape Verdean American Midia Association.

Estas individualidades desejaram a todos os cabo-verdianos “Feliz Natal”. Não está em causa o aspecto religioso mas, sim, de princípio, que acaba por ser, repito, UM ACTO DISCRIMINATÓRIO, mesmo que seja de forma inocente ou por força de hábito.

Nem todos os cabo-verdianos celebram o Natal e, como se sabe, por esta altura e, também, em outros períodos, outras religiões celebram outras festas. Por isso não se pode tratar de Cristãos todos os cabo-verdianos (residentes e na emigração) ou visitantes.

Por que razão individualizar o tratamento ou manter uma dualidade de critérios?

Ainda bem que estas individualidades, com gestos de louvar, reconheceram o lapso que, no meu entender, deve ser do conhecimento público. Desta forma ganhamos mais e aprimoramos melhor a nossa cultura.

O Presidente da República respondeu que “…peço-lhe que me releve a falha ou omissão”, o Cônsul escreveu “… procurarei estar mais atento a esse pormenor importante nas futuras mensagens e/ou comunicações do género” e a CVAMA reconheceu “assumimos o erro e pedimos sinceras desculpas pelo lapso”.

Certamente se fizermos um apanhado, em redes públicas, em declarações doutras pessoas com responsabilidades do Estado ou públicas, iremos deparar com a mesma postura ou costume, que deve ser melhor cuidado.

Não canso de chamar a atenção às individualidades ou instituições com responsabilidade de Estado e públicas por este facto. Se for em termos pessoais ou partir de cidadãos comuns, tal situação não merecerá qualquer reparo da minha pessoa.

Aproveito esta deixa para corrigir ao artigo publicado no portal da forcv.com, intitulado “Feliz Natal ou Feliz Festas?”.

Em momento algum, em comunicados enviados, tanto para o Cônsul de Cabo Verde como para a direcção da CVAMA ou troca de emails com outras pessoas - antes da minha reacção à mensagem do presidente da República, fiz referência à minha opção religiosa mas, reagi sem mencionar qualquer outra crença.

A informação de que Pedro Chantre “… não gostou e chamou a atenção do Cônsul acusando-lhe de discriminar contra a sua religião” foi uma conclusão do redactor do texto.

Longe de procurar atenção ou dividir seja lá o que for mas, por forma a melhor informar e formar as nossas sociedades e comunidades, há práticas que se tornam tradições mas, do ponto de vista humano estão mal concebidas.

Fui crítico e continuarei a ser pois, devemos continuar a caminhar na  estrada do progresso humano. Desejar Felicidades a uns e não a outros, para pessoas que têm responsabilidades do Estado, é, repito, um acto de discriminação.

Não se pode generalizar um assunto quando ele não diz respeito a todos, que é o caso do Natal.

Certamente os próprios Cristãos concordarão comigo. Quando se manda Feliz Natal deve-se fazer referência aos Cristãos, o que não tem acontecido. Nem todos são. Há que ter isto em conta. Já agora, como representantes do povo, devem desejar Feliz “…” para todas as outras grandes festas religiosas.

Pessoas com tamanha responsabilidade devem ter mais cuidado, serem justos, reconhecer a veracidade das coisas e evitar fazer diferenças.

Em baixo apresento o comunicado do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e a troca de comunicações. Boas Festas “pa tudo nôs”

COMUNICADO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE CARLOS FONSECA

Por este meio venho desejar a todos os cabo-verdianos e suas famílias, residentes no país ou no estrangeiro, um Natal Feliz e um ano de 2012 com saúde, paz, amor e o maior bem-estar possível.
Vivemos tempos nada fáceis, como todos sabem, mas com determinação, motivação, criatividade e ambição podemos vencer com sucesso a crise, fazer crescer a economia e, assim, atenuar o desemprego, particularmente junto dos jovens, as assimetrias regionais e as desigualdades sociais irrazoáveis, e, progressivamente, erguer no nosso país uma democracia avançada e moderna, com liberdade, justiça e progresso para todos.

Devemos ser ambiciosos, acreditar nas nossas capacidades como povo, trabalhar com denodo para sermos, num futuro não muito distante, uma terra efectivamente desenvolvida. Devemos todos igualmente esperar que haja das autoridades competentes políticas ajustadas aos tempos, eficazes, inteligentes e lúcidas.

No que me toca enquanto PR, tudo farei, mas mesmo tudo, no estrito âmbito de minhas competências, para ajudar a conseguir tais objectivos.

Nessa medida, todos podem continuar a contar comigo, como Presidente de todos e de cada um dos cabo-verdianos, junto das pessoas, independentemente da sua opção política, ideológica, religiosa ou outra e da sua origem ou estatuto social.

Os meus votos são extensivos a todos aqueles que, não sendo cabo-verdianos, vivem e trabalham no nosso país.

REACÇÃO DE PEDRO CHANTRE

“Penso que o Presidente também devia desejar Festas Felizes aos cabo-verdianos que não celebram o Natal. Sendo presidente de todos os cabo-verdianos, como escreveu e bem " como Presidente de todos e de cada um dos cabo-verdianos, junto das pessoas, independentemente da sua opção política, ideológica, religiosa ou outra e da sua origem ou estatuto social". Assim como o Presidente reconhece aos Cristãos, devia reconhecer, em suas celebrações, aos Muçulmanos, Judeus e outras religiões que fazem parte dos cabo-verdianos em Cabo Verde e no estrangeiro como bem lembrou "a todos aqueles que, não sendo cabo-verdianos, vivem e trabalham no nosso país". Por acaso eu sou cabo-verdiano e estou a celebrar o Hannukah. Festas Felizes

RESPOSTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

“Senhor Pedro Chantre, pensei que a sua legítima preocupação estivesse salvaguardada no texto que escrevi, sobretudo quando me refiro a todos, independentemente de sua opção religiosa ou outra. Não o sendo, peço-lhe que me releve a falha ou omissão. Tenha Festas Felizes”



Share/Save/Bookmark
 
Pedro Chantre

Pedro Chantre

COLABORADOR

BIO

Pedro Ben’Oliel Chantre, emigrante cabo-verdiano nos EUA, é “free-lancer”, director e editor do jornal “Community News” e do portal luandacapital.com. Antes de ter emigrado, a nível de comunicação social foi, em S.Vicente, Colaborador do extinto jornal “Notícias”, Assessor de Imprensa da Câmara Municipal, colaborador da estação Rádio Nova - Emissora Cristã, realizador e apresentador dos programas de rádio "Viajar no Tempo" e “Frequência da Noite” e tem colaborado com várias meios de informação. Tem recebido formações e feito uma carreira a nível de comunicação social,  associativismo e negócios.

Atenção: As opiniões expressas pelos colunistas não representam a posição da FORCV. Elas apenas traduzem o ponto de vista dos mesmos. A FORCV publica artigos de opiniões de diferentes colunistas com o intuíto de apresentar diversos pontos de vistas aos nossos leitores. Por isso, convidamos pessoas interessadas a enviar artigos de opiniões para editor@forcv.com.

Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
+1 #1 Zorro 2011-12-24 16:27
Pedro falta so Jose Maria Neves pa bu dal um puxao de orelhas oras quel manda noticia de Natal.
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #2 Toze DSoncente 2011-12-24 16:28
Sim senhor, bem dado. Igauldade pa tudo povo e religiao
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #3 jornalero 2011-12-24 16:35
A unica que foi correcta nesta area foi a Emxaixadora Fatima Veiga. Ela foi inclusiva aos desejar a todos HAPPY HOLIDAYS na sua mensagem de hoje no Newsletter da Embaixada em vez de feliz natal - VITORIA PARA CHANTRE!

Eis a mensagem da Embaixadora

PARTE 1:

"Dear Cape Verdeans and
Friends of Cape Verde,
The Holiday Season
gives me the opportunity to extend to you and your
loved ones my warmest greetings and my best wishes
for a New Year of peace, achievements and
happiness.
2011 has been a year full of good news for
Cape Verde.
I refer in particular to the approval of a
second MCA compact, the consolidation of democratic
practice through peaceful, fair legislative and
presidential elections and the recognition of Cape
Verde’s good governance through the Mo Ibrahim
Prize awarded to former President Pedro Pires.
Two outstanding events also deserve
mentioning for the enthusiastic audience and visitors
they have drawn: The first, Café Cabo Verde, a
cultural activity organized by the Embassy, the
Smithsonian National Institute of African Art and the
Cape Verdean Network, with the phenomenal
performance of Maria de Barros and her band, and
Pawtucket based Santo Antão United; and, the
second, Hello Cabo Verde 2011 that mirrored so well
the entrepreneurshi p and innovative spirit of our
Diaspora.
The present Newsletter will revisit some of
Cape Verde’s accomplishments in the fields of
democracy and development.
(cont.)
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #4 jornalero 2011-12-24 16:36
PARTE 2

"... Regrettably, the Cape Verdean nation was
profoundly struck by irreparable losses, that of the first
Head of State, Aristides Pereira, and his wife and
freedom fighter Carlina, and more recently, Cesária
Évora, our “barefoot diva”, the “queen of Morna”.
Those losses were also deeply felt at the international
level.
As the New Year approaches, I wish to thank
all those who have supported the Embassy, visited us
or expressed interest in partnering with us in
promoting Cape Verde, strengthening relations with
the US, Canada, Mexico and the IFIs and interacting
with the Cape Verdean Community. We look forward
to a continued and reinvigorated partnership.
Through the Newsletter we expect to
reconnect with a large number of you. Your comments
and suggestions to improve its content and/or layout
are welcome.

Happy Holidays!"
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #5 Manuel Fortes 2011-12-24 16:45
Apoiado Pedro, só que lhe faltou uma pequena referencia para incluir todos os caboverdianos, aqueles que não seguem nenhuma religião, por exemplo os ateus e os agnósticos. Mesmo que poucos, não devem ser ignorados mormente por quem numa fase da sua vida praticou o ateísmo ou o agnosticismo, como é o caso de uma das personalidades citadas no se artigo.
Felizes festas e prospero Ano Novo
Quote | Report to administrator
 
 
+3 #6 Carlos F. 2011-12-24 16:52
A Propósito da fé, das religiões e do homem nessa epóca santa:

Que tenhamos fé, caso tal palavra vier a causar trastornos e burburinhos, então tal asafia não seria assim tão desconfortante se eu virasse a face e perguntar o porquê de não querermos compartilhar com outrens as suas e as nossas boas intenções, especialmente se essa vontade de cariz santa é expressa em sintax e morfologias díspares - não seria por acaso verdade se eu afirmasse que de dogmas nem um de nos escaparia, mas é mesmo verdade? - e deixarmos de pôr em estreios os ensejos dos outros?

Que diferença tão cenhosa existe; a não ser que se se quer primar pelo controverso, entre o simples Merry Chrismas e o Happy Holidays. Caso esse que é feito, claramente, em forma forçada já que o querer realizar do espirito santo está, inexoravelmete, patente nessas expressões, quer queiramos quer não a verdade será sempre dita.

Que as reverberações das mensagens santas ecoem-se pelas trindades da fé, reflectindo as tonalidades várias da humanidade e sao assim massificadas pelas culturas muitas, disso sabemos sobejamente. Que os santos, dos quatro cantos do mundo, e de todos os tempos, as apregoem usando fonemas e culturas várias, disso tambem sabemos. Então, de qual de ntre estes tantas dogmas representa a verdade - se é que a verdade é unique?

Bem, que falam as controversias religiosas de séculos e nos apontam o caminho nunca tomado. Que ululam os mortos as correctas orações a um Deus unico. Que zunam os sinos das infinitas Igrejas terrenas chamando os fieis de toda raça, credo e cultura...Quem, de entre tantos, como dizia o santo, sem pecados...que atira a pedra.

Mas para aqueles que ouvidos têm, tal como disse o tal santo da alma humana, o essencial dessas mensagens ainda permanece inalterável, portanto facil de ser captada e mantida na efervescência dos espiritos esclarecidos.

Nem uma mão levantou e levanta...e, ao que pareca, nunca levantará...mas a pedra continua a cair sobre as cabeças da humanidade...And I wonder why?
Quote | Report to administrator
 
 
+7 #7 Pedro Natal 2011-12-24 16:56
Este Pedro Chantre é um chato e levianão. Faz uma tempestade num copo de água. Imaginem que o Presidente até pediu desculpas pelo lapso, mas ele insiste na sua fanática obsessão. Tome juízo homem. é normalissimo desejar-se Feliz natla nesta época, quem não comemora fica com as Boas Festas. Acho que forcv está a perder demasiado tempo com esse maluco. FELIZ NATAL a todos
Quote | Report to administrator
 
 
+9 #8 Manuel Feijóo 2011-12-24 16:59
O senhor Pr foi de uma educação extrema, até pediu que relevasse a omissão mas Pedro é implacável, não parece ser religioso ou então tem uma religião estranha
Quote | Report to administrator
 
 
+4 #9 Diplomata 2011-12-24 17:01
Cabo Verde é uma terra construido-povoado-habitado por:
Judeus-Católicos-Protestantes!
Tanto o:

Judaismo!
Catolicismo!
Protestantismo!

Fazem parte da IDENTIDADE do Povo de Cabo Verde nas ilhas e na Diáspora!
Assim, que como a Constituição de Cabo Verde refere que o ESTADO é LAICO torna-se imperativo afirmar:

Felizes Festas ou Boas Festas!

Inclusive também porque são duas duas festas distintas que nesta quadra se comemora:

25 de Dezembro-NATAL e 1 de Janeiro Ano Novo!

Diplomata
Quote | Report to administrator
 
 
0 #10 Diplomata 2011-12-24 17:01
Cabo Verde é uma terra construido-povoado-habitado por:

Judeus-Católicos-Protestantes!
Tanto o:

Judaismo!
Catolicismo!
Protestantismo!

Fazem parte da IDENTIDADE do Povo de Cabo Verde nas ilhas e na Diáspora!
Assim, que como a Constituição de Cabo Verde refere que o ESTADO é LAICO torna-se imperativo afirmar:

Felizes Festas ou Boas Festas!

Inclusive também porque são duas duas festas distintas que nesta quadra se comemora:

25 de Dezembro-NATAL e 1 de Janeiro Ano Novo!

Diplomata
Quote | Report to administrator
 
 
+9 #11 José Bouquinhas 2011-12-24 18:48
Com todo o respeito pela religião de cada um mas isto ficou uma palhaçada! Este Chantre perdeu a cabeça e confunde religião com cultura e tradição.

Isto chama-se fundamentalismo ! Somos de cultura cristâ e de religião cristâ, em termos de maioria e quando o presidente deseja Natal feliz, recorre à tradição e à cultura e não à religião, até porque somos um Estado laico e que eu saiba o presidente até que é ateu de esquerda.
Em vez do Chantre estar a fazer uma tempestade num ciopo de agua devia pegar nos livros de cultura e de antropologia cultural e religiosa em vez de se ficar apenas pela sua religião.

Estamos num estado laico e não num estado fundamentalista . Aposto que o Chantre armado em judeu, não percebe grande coisa do Tora, da Biblia cristâ e do Alcorão sem falar nos outros livros sagrados dos outros povos do mundo.

Cabo Verde é de cultura cristâ maioritariament e, quer dizer catolica e protestante e so depois vem a religião judaica e as outras.

De qualquer maneira aqui não estamos a debater uma questão religiosa mas antropologica e cultural.

Pega nos livros Chantre e deixa de ser um fundamentalista . Exerce a tua religiao sem estares a fazer proselitismo de maneira encapotada. Mesmo nos Estados unidos o judaismo é uma religão e uma cultura minoritaria.

PS Abri uma excepçao para desancar neste gajo que passa a vida a chatear-nos a vida.

Bom Natal para aqueles que quiserem! E nao sou cristao, apesar de ter sido catolico na minha infancia e adolescencia. Sou um pensador, respeito a religiao e a cultura de todos, mas ha limites com esses fundamentalista s armados em esperto quando nem a propria cultura e religiao se conhecem.

Regresso à minha hibernaçao porque ja nao tenho pachorra para aturar gente de nariz ao léu!!
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #12 ATENTO 2011-12-24 18:57
NHOS NOTA MANERA QUE TANTO EMBAIXADORA E CONSUL DELIBERADAMENTE CA MENCIONA NADA SOBRE ELEICAO E EMPOSSAMENTO DE TERCEIRO PRESIDENTE DE CABO VERDE?

NHA GENTE, ES DESRESPEITO ORQUESTRADO LI PARA COM FIGURA MAXIMA DA NOSSA NACAO TEM DE PARAR.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #13 Estupefato 2011-12-24 19:10
Estou estupefato de ouvir que um homem culto como o Dr. jCF não está a par desse assunto tão delicado.
Quote | Report to administrator
 
 
+5 #14 Mendo Santiago 2011-12-24 20:10
Eu acho que o Presidente fez bem! O Natal é festa para os cristãos, o Presidente desejou Bom Natal aos cristãos!

Os outros gajos, perdão, os outros cidadãos de outras confissões religiosas estão a fazer birra? Por que carga de água? A festa não é deles, não estão incluídos, porque é que se sentem discriminados? Não, não têm razão! Nenhuma, pois pois!

Quando for a festa deles, o Natal deles, ou o raio!, aí sim, devem moer os miolos do Presidente, do Cônsul, do Embaixador, do engraxador, eticétra, para lhes dirigir uma mensagem do Natal deles, só para eles, excluíndo os cristãos que, na certa, ficarão em brasa!, e é bem feito! Assim é que deve ser!

Ou, então, numa postura mais radical - a minha preferida! -, não deve haver NADA PRA NINGUÉM!, isto é, acabaram-se as mensagens de Natal, Hannukah, Alá, ou o que quer que seja! Ou comem todos, ou...

Que coisa mais chocha, hein?! Não me digam que na mensagem de Ano Novo iremos assistir a birras parecidas, com o chineses que têm o Ano Novo deles, os muçulmanos que celebram o Ano Novo não sei quando, e mais isto e mais aqueloutro! Só se lembraram disso agora? Porquê? E as mensagens do ex-presidente Pedro Pires, hein? Alguém se lembra delas? Não têm mais que fazer?

Boas Festas para os que as celebram!
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #15 Vaca Indiana 2011-12-24 20:56
Nu sta fala de Natal. Depois nu ta fala de Hanuku, Kwanza, Meticais, Reais etc.Natal celebração cristã. Na altura própria falar-se-á de celebrações budistas,muçulm anas e até de saudações às vaquinhas indianas.
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #16 Desatento 2011-12-24 20:59
Oh Atento o que é que mensagem de Natal de Cristio tem a ver com empossamentos, eliçãoes e companhia limitada? E quem é o terceiro presidente? Pedro Pires?
Quote | Report to administrator
 
 
-2 #17 Mendo Santiago 2011-12-25 04:55
A "pegar no pé" do Presidente, não é, "seu" Pedro?

Atão o Presidente não escreveu, preto no branco: "Como presidente de todos e de cada um dos caboverdeanos, junto das pessoas, independentemen te da sua opção política, ideológica, religiosa ou outra e da sua origem ou estatuto social"?

O Sr. Chantre, de birra, queria "ir às canelas do Cônsul "partidário" - com quem tem "cabra nâ purga"! -, e de boleia, "apanha" o Presidente que, já agora!, também "apanha" por tabela, não é?

E o Presidente, paciente e polidamente releva a falha ou omissão!... Eu, que não sou de modas, mandava o cujo "dar uma volta ao bilhar grande"! Educadamente, claro!
Quote | Report to administrator
 
 
+4 #18 António Jorge Barbosa 2011-12-25 05:19
O Senhor Presidente andou muito bem em desejar Feliz Natal a todos os cabo-verdianos. Somos um povo de civilização judaico-cristão e de formação Cristã e de maioria católica apostólica romana (Somos Ocidentais, [*********]!). Se o Presidente não defender a nossa "civilização", quem irá defendê-la? Somos uma população pequena (500 mil habitantes residentes)e se levarmos a sério esse "produto da masturbação intelectual" do Sr. Pedro Chantre corremos o risco de qualquer dia desaparecermos com povo... É preciso cortar pela raiz o que se está a passar na Cidade da Praia durante as festas muçulmanas que contrariam as nossas raízes culturais... é isso que o senhor quer, Senhor Pedro Chantre....? Como um argumento académico, até se aceita a sua argumentação... mas como critério de "governação" o que o senhor escreveu, Senhor Pedro Chantre, é extremamente perigoso e não deve fazer escola em Cabo Verde
Quote | Report to administrator
 
 
-3 #19 judeu Tavares 2011-12-25 07:24
O judeu Pedro tem razão. O Presidente é um representante do Estado e este tem de respeitar os direitos e a tradição de TODOS inclusive da minoria. Anteotem começou a celebração dos 6 dias de Hanukkah judeia mas niguém mandou-me uma mensagem de felicitações.

O PR tem de ser mais inclusivo. Se fosse na America estaria em aguas quentes por essa menssagem. O Obama convidou varios mulculmanos para um evento especial para eles na Casa Branca no comeco/fim de Ramadão. Celebrou o Hanukkah com os judeus esta semana na W. House. Porque o PR de CV tem deser diferente e dar tratamento VIP apenas aos cristãos e às suas tradições?
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #20 Mendo Santiago 2011-12-25 09:35
Era o que faltava! O Presidente fez umas curtas e baratuchas viagens à Brava, ao Brazil, à Calabaceira, a S.Vicente, ao Palmarejo e, "Aqui d'El Rei"!, que este Presidente está gastando o que tem e o que não tem, devia ser mais poupadinho! Como? Cortar, aonde?

Comparar o Presidente Obama, di Mérca, com dinheiro a dar com pau!, ao nosso Presidente, que nem tem uma residência oficial habitável - vivendo di favor! -, é caricato, uma brincadeira de mau gosto!

O Orçamento Geral do Estado é de 4.033 Km2 (quatro mil e trinta e três quilómetros quadrados) à dimensão do país. O da presidência, como o do Parlamento, etc., "sai" do OGE, portanto do bolo(magro!) de 4.033. Convenhamos que o da presidência é o que é, também ele, à dimensão do país: limitado, curto, justíssimo!(Jus to no sentido de apertado, "à conta", erba conta canhoto!).

A presidência tem lá dinheiro para organizar eventos para encher o bandulho, numa jantarada, a judeus, muçulmanos, hindus, jeovás, budistas, penduras falsamente convertidos, mórmons, rabelados, sem-abrigo, etc, com ementas a rigor, cumprindo as tradições de cada um, com as devidas limitações gustativas, isto é, evitando, à vez, carnes de vaca, porco, cão, cavalo, camelo, tartarugas, jacaré, frango, avestruz, etc, e viva o velho?!

Estamos a brincar, ou quê?

E vem praí o Ano Novo cristão, seguido do Persa, do Chinês, do Muçulmano, do Hindu, do Governo, da CPLP, do Alupec, e era só eventos, jantaradas, e o Presidente Fonseca não fazia mais nada, né?!

Tenham juízo e BOM ANO!
Quote | Report to administrator
 
 
0 #21 Testemunha de Jeová 2011-12-25 10:22
Jesus ca nasce 25 de dezembro. Es la foi invensan de Ijrejha Catolica de Primeiro Seculo. Romanos ta celebraba 25 de dezembro como dia do deus do sol, dia de comeco de solisticio de inverno. Imperador de Roma visto que el cria uniba se imperio que era maioria cristao catolicos el muda 25 de deembro pa nascimento de Jesus. Foi um festa pagan e por isso el ca bede ser celebrado.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #22 Diplomata 2011-12-25 11:41
O José Bouquinhas é mesmo um IGNORANTE da primeira ordem. Ele confunde a:

-Ciências Religiosas!

-Teologia Divina!

-Ciências Biblicas!

Que se estuda e ensina nas mais diversas e consagradas universidades do mundo com a Antroplologia cultural.

O José Bouquinhos se fosse um índividuo CULTO e com SABEDORIA(facto e algo que ele é desprovido) teria obrigatóriament e de fazer a referência ás três religiões monotéistas:

O Judaísmo!O Cristianismo! O Islmamísmo!

As três religiões monotéistas:
O Judaísmo!O Cristianismo! O Islmamísmo!é que estão na base deste ATRITO despoletado pelo ciddadão Judeu-Pedro Chantre!
Quote | Report to administrator
 
 
0 #23 Mendo Santiago 2011-12-25 12:26
As "Religiões do Livro" são as três famílias religiosas monoteístas, Islâmicos, Cristãos e Judeus, que têm na base da sua história e da sua fé textos sagrados; o Corão, a Bíblia e a Torá, respectivamente , e um ascendente comum: Abraão!

Das três, só os cristãos celebram o Natal.
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #24 António Jorge Barbosa 2011-12-25 15:32
[quote name="António Jorge Barbosa"]O Senhor Presidente andou muito bem em desejar Feliz Natal a todos os cabo-verdianos. Somos um povo de civilização judaico-cristão e de formação Cristã e de maioria católica apostólica romana (Somos Ocidentais, [*********]!). Se o Presidente não defender a nossa "civilização", quem irá defendê-la? Somos uma população pequena (500 mil habitantes residentes)e se levarmos a sério esse "produto da masturbação intelectual" do Sr. Pedro Chantre corremos o risco de qualquer dia desaparecermos com povo... É preciso cortar pela raiz o que se está a passar na Cidade da Praia durante as festas muçulmanas que contrariam as nossas raízes culturais... é isso que o senhor quer, Senhor Pedro Chantre....? Como um argumento académico, até se aceita a sua argumentação... mas como critério de "governação" o que o senhor escreveu, Senhor Pedro Chantre, é extremamente perigoso e não deve fazer escola em Cabo Verde
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #25 Tia Clara Claridosa 2011-12-25 16:20
O José Bouquinhas é mesmo um IGNORANTE da primeira ordem. Ele confunde a:

-Ciências Religiosas!

-Teologia Divina!

-Ciências Biblicas!

Que se estuda e ensina nas mais diversas e consagradas universidades do mundo com a Antroplologia cultural.

O José Bouquinhas se fosse um índividuo CULTO e com SABEDORIA(facto e algo que ele é desprovido) teria obrigatóriament e de fazer a referência ás três religiões monoteístas:

O Judaísmo!O Cristianismo! O Islamísmo!

As três religiões monoteístas:

O Judaísmo!O Cristianismo! O Islamísmo!é que estão na base deste ATRITO despoletado pelo ciddadão Judeu-Pedro Chantre!
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #26 Leida S. Santos 2011-12-26 05:54
JCf fez muito bem, falou do Natal, que é comemorado por mais de 90 por cento dos caboverdeanos. Querem abolir o Natal? É uma questão culturla e social. O PR até foi ao ponto de desejar Boas Festas a todos sem iolhar para crenças religiosas, está escrito. Ele como homem inteligente e político escreveu um texto em forma de mensagem muito bem visto, agora o que mais faltava era dirigir-se aos que professam Alá, aos judeus, aos islamitas, aos budistas, etc, que raio de mensagem sweria essa? disparates de Pedro Chantre que nem mereceia a desculpe educadíssima do Presidente.
Quote | Report to administrator
 
 
-1 #27 GRITARIA 2011-12-26 08:37
CHANTRE QUANTAS PERSONALIDADES TENS? PARECE QUE TENS ALGUMA PERTURBACAO MENTAL. PROCURE UMA AJUDA PORQUE SE NAO ISSO VAI-SE DAR MAL VAI PARA A TERRA DOS JUDEUS PRATICAR JOURNALISMO E DEPOIS MANDA-NOS CONTAR COMO PASSAS-TE POR LA SEU CONFUSO.
Quote | Report to administrator
 
 
+1 #28 Pedro Ben Oportunista 2011-12-26 10:10
Es mosin d'Soncent ja perde juiz. um grand oportunista agora q el encontra judeus q dinher el cre ser judeu. Na q sinogoga q el converteh? TENS ALGUMA PERTURBACAO MENTAL
Quote | Report to administrator
 
 
+2 #29 Joana Neves 2011-12-27 09:48
O Pedro Chantre deveria e procurar trabalho, nao passar rasteira, como os roubos na Camara Municipal de S. Vicente, Batuque, CACD dinheiro da rifa, Djozinha entre outros.
Somos o Pais de Cristao, como Passos Coelho, Cavaco Silva, o Pr Frances, Dilma Rosset, e todos devemos dizer FELIZ NATAL. Que eu saiba nao ha nenhuma Sinagoda em Cabo Verde. O Pedro e judeu? Sim so para aldrabar. Este pinoquio nem esta legal neste paise ainda vem com esta. Convem dizer que ele tem um grande rabo de palha, 3,000 ao CACD
o Presidente da Rpublica tem razao FELIZ NATAL, BOAS FESTAS.
Pedro 3,000 ao CACD, bandido.
Quote | Report to administrator
 
 
0 #30 Natal 2011-12-27 10:35
será q Pedro Chantre sabe o q signifca Torá? Será q ele sabe o q segnifica festas das luzes? Será q ele sabe o q segnifca Messias, nao existe judaismo, sem o Yeshua Hamashia, Ele é o Rei dos Judéus. Pedro chantre, presidente fez o seu papel dignamente correcto, não sei porque todas essas palhaçadas. 90% d caboverdianos celebram o Natal,mas Cabo Verde precisa conhecer o principe da Paz.
Quote | Report to administrator
 

Add comment


   

Advertise - About Us - Contact Us - Join our Newsletter - Site Map - RSS

© 2005-2013 forcv.com - All rights reserved, USA.